COMO EVANGELIZAR PARA ALCANÇAR OS DE FORA?

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” (1Coríntios 15.3).


Muitos têm vontade de anunciar o Evangelho, porém, esbarram na dúvida acerca de “como abordar, como iniciar a conversa, como centralizar no objetivo, como manter o foco no objetivo que é evangelizar.” Na verdade, esse é um ponto crucial para que a tarefa do evangelismo seja realizada da maneira correta. Infelizmente muita gente acaba evangelizando de modo completamente equivocado. Consequentemente, os resultados do evangelismo tornam-se diretamente opostos ao esperado.


Precisamos entender alguns conceitos introdutórios que compõe este assunto. Para sabermos como evangelizar da maneira correta, precisamos compreender o que é o evangelho, a evangelização e, o que é ser um evangelista. A palavra Evangelho significa “boas-novas” ou “boas notícias”, referindo-se às boas notícias de salvação, de modo que o próprio Cristo é o Evangelho. O evangelismo ou a evangelização nada mais é do que “levar as boas-novas” ou “levar as boas-notícias”. O evangelista é aquele que traz as boas-novas, ou seja, aquele que anuncia o Evangelho de Cristo. Evangelizar é entregar o que também recebemos. É proclamar que Cristo morreu por nossos pecados. Aqui também percebemos que existe um pré-requisito muito importante na tarefa da evangelização: somente poderá evangelizar verdadeiramente aquele que recebeu o Evangelho.


Poderíamos citar muitos motivos que respondem o porquê da evangelização, mas, há dois deles que são os principais e fundamentam todos os outros. Primeiro, devemos evangelizar porque amamos a Deus. Isso já é o bastante para nos motivar a fazer com que Ele, como Criador, seja adorado da maneira que deve ser. Por amarmos a Deus, naturalmente devemos desejar que sua Palavra seja proclamada e seu nome exaltado. A principal motivação para a evangelização é fazer com que Deus seja glorificado entre os homens. Segundo motivo principal: devemos evangelizar porque Deus nos ordenou. Na Bíblia não faltam referências sobre essa tarefa que nos foi delegada (Mateus 28.19,20; Marcos 16.15; Lucas 24.46,47; Atos 1.8).


A evangelização é a habilidade dos seguidores de Cristo. O apóstolo Pedro nos explica perfeitamente essa verdade. Ele nos alerta que somos “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido”. Devemos evangelizar por amor ao próximo; devemos amar o próximo como amamos a nós mesmos. O próprio Jesus nos ensinou que devemos ter compaixão dos perdidos, porque são como “ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9.36). O desejo de anunciar Cristo aos perdidos deve ser algo natural para todos aqueles que já nasceram de novo. Devemos evangelizar porque a evangelização é um privilégio.
Sabemos que não há qualquer cooperação humana na salvação, pois essa é uma obra inteiramente realizada por Deus. Entretanto, ele nos concede o enorme privilégio de sermos o meio pelo qual o Evangelho da Graça é anunciado (Romanos 10.13-15).


Finalmente, podemos citar o que escreveu o Apóstolo Paulo, ao falar sobre sua tarefa como evangelista: “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9.16).


Pr. José Roberto Francelino