Em 18 de setembro de 1962, chegou ao Brasil o Rev. John Dunachie Barnett ou, mais conhecido apenas como Pastor Barnett; este valioso homem que enriqueceu esta terra que passou a ser sua pátria. Em 1963, ele começou a aprender português em São Paulo, e em seguida continuou o aprendizado da língua e de outros assuntos relacionados ao Brasil com o Rev. Porto Filho, no Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 1964, o Pr. Barnett liderou a campanha “CRISTO É A RESPOSTA” junto com seis igrejas em São José dos Campos, sendo elas: A Igreja Cristã Evangélica Central e a ICE Santana, Igreja Presbiteriana, Igreja Batista, Igreja Metodista e Igreja Batista Regular.
Em fevereiro de 1964, desembarcou em São Paulo a jovem Ann Gilchrist, a noiva amada que chegava de navio vindo do Norte da Europa. Ela ficou três meses residindo na casa pastoral da Igreja Cristã Paulistana, em São Paulo, com o Pastor João Arantes e dona Nilza Costa. Ao chegar em São Paulo, dona Ann teve aulas da língua local com uma excelente professora de São José dos Campos, dona Áurea Lúcia, que é serva de Jesus aqui na ICE SJCampos. Os estudos da língua portuguesa e a imersão na cultura brasileira que normalmente levaria um ano, durou apenas seis meses devido à sua dedicação. Era 29 de agosto de 1964, quando o Pastor João Arantes realizou, na Igreja Cristã Paulistana, o enlace matrimonial do Pr. John Barnett e Ann Gilchrist. Uma marca naquele casamento é que ele foi realizado sem a presença de um parente sequer.
Após um mês de casados, eles começaram a desenvolver o ministério pastoral na Igreja Cristã Evangélica Central de Jacareí (SP) e por lá ficaram até dezembro de 1965. Um ministério profícuo e marcado pela boa exposição da Palavra de Deus e um grande envolvimento com toda a membresia, coisas que marcaram aquela igreja.
Este abençoado casal se deslocou de Jacareí em janeiro de 1966 para dirigir o Seminário da Igreja Evangélica Congregacional em Pedra de Guaratiba (RJ). Esta reitoria à frente do seminário durou até julho de 1967, e ali nasceram suas duas filhas Carol e Janine. Em seguida, esta abençoada família seguiu para a Escócia e Inglaterra com o objetivo de prestar relatórios e divulgar missões na terra natal.
Em janeiro de 1969 estavam em Belo Horizonte (MG) e, de 1970 a 1980, na Igreja Cristã Paulistana (SP) onde lideraram o Instituto Bíblico do Brasil com 150 alunos. Neste tempo o Reverendo Jessé Pereira de Alcântara era o Pastor da ICE Paulistana. Os estudos no IBB aconteciam quatro noites por semana. Nesse tempo nasceram os dois filhos, David e Paulo.
De 1981 a 1984, o Pastor John Barnett assumiu a reitoria do SBG – Seminário Bíblico Goiano - que mais tarde seria chamado de SETECEB -Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil. Retornaram para São José dos Campos em 1985 onde, com o Pr. João Arantes (ICEB), Pr. Wilson Emerick (Igreja Presbiteriana) e um pastor batista, fundaram o CETEVAP - Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba – que rapidamente chegou a ter 150 alunos, dos quais vários se tornaram pastores. Foram seus alunos o Pr. Evaldo Bueno, o Pb. Samuel Mendes, dona Odila Braga, e o Pr. Marcos David que fazem parte da primeira turma de formandos. Pr John Barnett assumiu a direção da ECE – Editora Cristã Evangélica - em 1994 , a qual, para a glória de Deus, produz atualmente material para mais de cinquenta mil igrejas.
A Igreja Cristã Evangélica em São José dos Campos presta sua homenagem a este servo do Senhor, agradecendo a Deus pelas ricas bênçãos que recebeu através das mãos e dos dons espirituais concedidos sobre a vida do Pr John Barnett e sua família.
Pr. Valdemberg Viana