Mais Pastorais

JESUS EM CANÁ!

“Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento” Jo 2.2


O casamento em Israel era algo que movimentava muita gente. Era um acontecimento social e todos se envolviam. Movia todo o povo e mobilizava a cidade. Dependendo das posses, as festas duravam vários dias e, por conta disso, era preciso haver um bom preparo e orçamento bem elaborado a fim de evitar vexame. O texto de Jo 2.1-12 narra um determinado casamento e revela como manter um relacionamento feliz, autêntico, saudável e em crescente amor. Como uma confeiteira que faz um bolo e coloca nele os ingredientes, um bom relacionamento precisa de alguns ingredientes que estão presentes nesse casamento:


JESUS FOI CONVIDADO PARA O CASAMENTO (Jo 2.2). Nada sabemos dos noivos ou de seus pais, nada sabemos dos demais convidados; mas a pessoa mais importante naquele casamento em Caná foi Jesus. Ele foi o responsável pela manutenção da alegria e restauração da festa em Caná. A equipe responsável pela cerimônia daquele casamento calculou mal, coisas começaram a faltar e certamente iriam estragar a festa. Se considerarmos a correria própria dos preparativos para um casamento, é comum cometermos erros. Mas, na lista de convidados estava Jesus de Nazaré, e quando Ele foi acionado, salvou a festa antes mesmo dos noivos ficarem sabendo. Jesus é mais importante que os anfi triões. Ele é quem não pode faltar. Não há casamento feliz sem Jesus. Não há empresa próspera sem Jesus. Não há igreja abençoada sem Jesus. Sabendo disto, aqueles noivos convidaram Jesus, e Ele foi.


JESUS FOI CONVIDADO PARA AGIR NO CASAMENTO (Jo 2.3, 4). Considerando as dificuldades financeiras do país, é muito comum acabarem as coisas na despensa: sal, açúcar, óleo, gás, carne... E foi assim naquele casamento em Caná: não sabemos se a falta veio por conta de cálculos errados, ou se por ter vindo mais gente do que o esperado, ou se a turma excedeu na comida e bebida; mas, o fato é que acabou o vinho! Alguém viu que o vinho acabou e chamou Jesus para agir. Imagine o constrangimento num momento como este! Acabou o vinho! Provavelmente seria essa a marca daquele casamento em Caná. Maria trouxe a questão para Jesus tratar, não sabemos o que ela esperava que Ele fizesse, mas, ela sabia que trazendo para Jesus, algo de bom aconteceria.


O fato é que Jesus reagiu à busca que fizeram a Ele. Sempre que é convidado Ele age e na cidade de Caná Ele agiu deixando a melhor das impressões, pois produziu o melhor vinho da festa, até então servido; restaurou a alegria da festa, deixou tanto os serventes como o mestre de cerimônia alarmados com a qualidade e a maneira como o vinho chegou. E deixou sua mãe muito agradecida Jesus sempre produz algo melhor do que aquilo que estava antes dele. O que você percebeu que está acabando na sua casa ou na casa de alguém que você conhece? Que tal falar com Jesus sobre isso? Saiba que Jesus pode restaurar todas as coisas. Vamos convidar Ele a agir?


Pr. Valdemberg Viana