Mais Pastorais

JESUS INDO PARA CASA DE JAIRO

“Quem me tocou nas vestes?” Mc 5.30


O texto de Mc 5.21-34, nos fala de uma mulher com uma doença de doze anos, fruto de uma hemorragia que produzia grande perda de sangue. Tudo começa quando Jesus é convidado. Sempre que o Senhor aparece, muita gente se reúne, mas poucas pessoas têm um encontro real com Deus. Jesus é procurado por Jairo para ir até sua casa, quando, no caminho, aparece uma mulher com um sério problema e uma grande fé. Sua vida era muito limitada por causa dessa doença, e nos apresenta muita coisa para aprender com ela.


Não deixa que o sofrimento anule a vontade de lutar. São 12 anos sofrendo, muitos médicos, quantos remédios caseiros; por conta disso o cansaço se acumulou sobre ela. Mas ela tem uma alma sarada, dentro de um corpo doente. Por conta desta alma sarada e sua mente sadia, ela está aberta a novas oportunidades; por isso, “tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele...” (Mc 5.27)... Essa mulher ouvindo que era Jesus, refaz as forças e vai até Ele, apesar de suas lutas com a saúde. Aprendemos que nossas dores, perdas e sofrimentos não devem anular nossa vontade de lutar e vencer.


Não permite que as decepções destruam a esperança, e a vontade de começar de novo. Doze anos indo e vindo a médicos! Chega um momento em que a medicina não responde. Aquela mulher gastou tudo o que tinha (Mc 5.26), e não houve aproveitamento algum. Vendeu o que possuía para investir em novas consultas, viagens longas a novos médicos, muitos remédios “sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior” (Mc 5.26). A questão mais séria é que sua situação piorava cada vez mais. Experimenta uma perda após a outra, decepções seguidas, mas nada disso rouba dela a esperança nem a vontade de tentar outra vez. Ela ouviu a fama de Jesus, e veio até ele; não era mais uma tentativa e sim a maior e mais eficiente de todas.


A vida muda de dentro para fora. Essa mulher foi curada no dia que decidiu buscar Jesus. O toque foi só a concretização do que aconteceu dentro dela. A vida mudou de dentro para fora. Não se trata de pensamento positivo, mas de atitude de fé, e de dentro do coração que espera em Deus. “Se eu apenas tocar”. Ela foi atrás de Jesus sem importar a multidão, sem questionar a doença. Estar diante de Jesus era o que lhe interessava;


Testemunha o que o Senhor fez. Quando Jesus pergunta: “Quem me tocou?” (M5 5.30) A mulher contou a sua história, testemunhou sua fé, publicou a sua bênção. Enquanto na vida quando o sujo toca o limpo o limpo fica sujo, e, assim ambos ficam sujos, no evangelho é diferente. Quando o sujo toca o limpo, o sujo fica limpo e o limpo continua limpo. Ambos ficam limpos, pois o Limpo é Jesus Cristo. Quem conhecia aquela mulher agora sabe que Jesus a curou, e certamente Deus será glorificado.


Esta história aquece coração. É assim que Deus faz: Deus abençoa a sua vida para você abençoar outras vidas. Aprendemos com esta mulher que o sofrimento não anula a vontade de lutar; e que as decepções não podem destruir a esperança; outra coisa é que a vida muda de dentro para fora. Por fim, aprendemos que o Senhor quer que contemos a bênção, para testemunho do seu poder e amor.


Pr. Valdemberg Viana