Leitura: 2 Timóteo 4:9-18
Paulo, no final de sua vida, escreve sua última carta a Timóteo de dentro de uma prisão fria e escura. Diferente de sua primeira prisão, desta vez ele está isolado, sentindo na pele a solidão. Mesmo sendo um grande apóstolo, um homem que correu a carreira da fé e que aguardava sua coroa, ele ainda era um ser humano frágil, com emoções e necessidades como qualquer um de nós. Diante dessa situação, Paulo expressa claramente seu sentimento de solidão e nos ensina algo muito importante: o cristianismo se vive em mutualidade.
Deus nos criou para vivermos em comunhão com nossos irmãos e assim termos amigos que nos ajudem em tempos difíceis. Pensando nisso, podemos destacar três pontos do texto: Em primeiro lugar, reconheça que precisa de ajuda (vs 9). Paulo pede que Timóteo venha o mais rápido possível. Ele ansiava pela companhia de seu amigo e discípulo amado. Além disso, ele também pede por Marcos, mesmo depois de uma desavença anterior (At 15:39).
Isso nos ensina que precisamos deixar o orgulho de lado e buscar ajuda quando necessário. Muitas vezes, enfrentamos dificuldades em silêncio, com medo de parecer fracos. No entanto, Deus nos criou para carregarmos as cargas uns dos outros (Gl 6:2). Quando reconhecemos que precisamos de ajuda e compartilhamos nossos fardos com amigos de fé, encontramos alívio. Em segundo lugar, não tenha medo de se mostrar vulnerável (vs 16). Paulo não esconde sua dor.
Ele foi abandonado e atacado, e não teve ninguém ao seu lado naquele momento difícil. Porém, ele não se fecha em amargura. Infelizmente, muitos de nós caímos em dois extremos: ou nos tornamos vítimas constantes, ou nos fechamos completamente para os outros. Mostrar vulnerabilidade não significa se fazer de vítima, mas sim admitir que precisamos de apoio.
A amizade humana é um presente de Deus. Foi o próprio Deus que disse: “Não é bom que o homem esteja só.” (Gn 2:18). Ter alguém com quem possamos compartilhar nossas dores nos fortalece. Em terceiro lugar, Saiba que seu principal refúgio é Cristo (2Tm 4:17). Paulo valoriza os amigos, mas ele sabe que sua força vem do Senhor. Mesmo que todos o tenham abandonado, Deus permanece fiel.
A presença de amigos é essencial, mas nenhum deles pode ocupar o lugar de Deus. Em Isaías 9:6, Jesus é chamado de Maravilhoso Conselheiro, e João 14:26 nos lembra que o Espírito Santo é o nosso Consolador. Podemos e devemos buscar apoio em amigos, mas nossa maior segurança está em Deus. Portanto, Paulo nos ensina que a vida cristã tem desafios, mas Deus nos dá recursos para suportá- los, e o principal deles é a Sua Igreja. Devemos buscar amizades verdadeiras em Cristo, nos permitir ser vulneráveis e, acima de tudo, confiar que Deus é o nosso refúgio.
Pr. João Antônio Pereira Neto