O OUTRO E O PRÓXIMO!

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Rm 12.10


Estamos iniciando um ano muito interessante, cujo tema apresentado pelo Conselho de Presbíteros e confirmado pela Mesa Administrativa para todos os líderes de ministérios, congregações e membros em geral é “Comunhão”. Por isso queremos levá-los a uma breve reflexão já no primeiro dia do Ano Novo.


Cremos que todos já perceberam que o NASCIMENTO de todos nós se dá através de outros; que os primeiros BANHOS também foram dados por outros; que o nosso NOME foi escolhido por outros; que todos nós fomos EDUCADOS por outros; que a nossa RENDA, ainda que indiretamente, vem por meio de outros.


Se queremos nos DIVERTIR ou fazer uma viagem, assistir ao teatro, cinema, restaurante, ou ir ao estádio, serão os outros que nos servirão; A prática de ESPORTE só é possível com auxílio de outros.


Quando nós ADOECEMOS o cuidado vem por meio de outros. O RESPEITO que precisamos nos será dado por outros. Temos percebido que os ÚLTIMOS BANHOS serão dados por outros. Por conta da idade ou enfermidade, às vezes até para ALIMENTAÇÃO nos virá pelas mãos de outros.


O FUNERAL de todos nós será realizado por outros. E nossos PERTENCES e PROPRIEDADES serão herdados por outros.


Assim sendo, questiono por que motivo alguns de nós deixamos o nosso ego, nosso tempo, nossa carreira, nosso dinheiro e nossas crenças nos levarem a menosprezar o valor dos OUTROS?


Está na hora de nos tornarmos mais amorosos, mais humildes e vivermos pacificamente com os OUTROS, que na verdade são nossos irmãos, nascidos de outros pais, que vivem outra realidade, e que muito provavelmente enfrentam os mesmos dilemas com outros.


Em nossa vida curta e passageira todos nós precisamos uns dos outros em todo o tempo. O mandamento do Senhor é para “amar o outro como a si mesmo” (Mt 22.38b), e “fazer com o outro o que você deseja que o outro faça com você” (Mt 7.12); “ninguém vive para si mesmo ou morre para si” (Rm 14.7). Não somos uma ilha, e sim, seres gregários que precisam uns dos outros, pois a mutualidade é estimulada pela Palavra de Deus.


Neste ano que se inicia, teremos aqui na ICE SJCampos, como tema, a Comunhão: viver em união, pensar no outro, investir em estar junto. Reconhecemos que não é fácil, pois nem sempre o próximo é tão próximo quanto deveria ou quanto nós queríamos. Muitas vezes o próximo está tão longe e são tantas as barreiras que dificultam a aproximação, que muitos desistem de trazer o próximo para mais próximo. Nem sempre o próximo deseja se aproximar, ou as suas características não combinam conosco. Será preciso sair de onde estamos para estar com o próximo, para que ele não seja o outro, e sim, um irmão que, mesmo morando em outra casa ou vivendo outra realidade, compartilha conosco de muitas coisas em comum. O outro é meu irmão, é meu próximo, por quem eu vou investir para estar junto.


Vamos orar uns pelos outros, ter misericórdia uns dos outros, consolarnos uns aos outros, suportar uns aos outros, e amar uns aos outros. Por isso mesmo tenhamos gratidão com o próximo, porque, cada um de nós é o OUTRO do OUTRO. Em 2023 iremos dar conta uns dos outros e vamos cuidar uns dos outros!


Pr. Valdemberg Viana