O conhecido puritano Jonathan Edwards, periodicamente, escrevia uma lista de resoluções que norteavam sua vida.
Ele se comprometia a viver de maneira cada vez mais consagrada ao Senhor e se empenhava com seriedade para colocá-las em prática. Entre suas resoluções estavam: buscar a glória de Deus em tudo o que fizesse; trabalhar mais em benefício dos outros do que de si mesmo; não desperdiçar o tempo
com trivialidades; jamais agir por vingança; manter vigilância constante sobre sua saúde e alimentação; ler as Escrituras até ter a convicção de que estava crescendo espiritualmente e ajudar outras pessoas nesse mesmo
propósito; manter conversas sadias e santas, que glorificassem a Deus, entre muitas outras.
Podemos aprender muito com esse verdadeiro gigante da fé. Diante disso, quero incentivar cada membro e congregante de nossa igreja a estabelecer resoluções para o ano de 2026, tais como:
Buscar a glória de Deus em tudo o que fizer
- Ler toda a Bíblia ou boa parte dela, utilizando auxílios que facilitem esse exercício, como planos de leitura e materiais de apoio.
- Manter um tempo regular de devoção pessoal e, para aqueles que têm família, cultivar o culto doméstico.
- Promover no lar e na igreja um ambiente de de pendência do Senhor.
- e convidar parentes, amigos e vizinhos para também participarem.
- Frequentar a igreja com regularidade, e não apenas esporadicamente.
- Orar pela conversão de pessoas e aproveitar as oportunidades para evangelizar.
- Orar mais pela família, pela igreja, pelos irmãos, pelos pastores e missionários.
- Diminuir drasticamente o tempo gasto em redes sociais e dedicar mais tempo à leitura de bons livros, especialmente aqueles que contribuem para o crescimento espiritual.
- Servir de forma dedicada e assídua em algum ministério da igreja.
- Cuidar melhor da saúde e da alimentação, buscando uma vida mais saudável.
- Desenvolver o hábito de murmurar menos e agradecer mais.
- Buscar maior capacitação e crescimento tanto na igreja quanto no trabalho desenvolvido na sociedade e na profissão.
- Para os que estudam: ser um aluno mais dedicado, organizado e disciplinado, dando bom testemunho da fé cristã.
- Ser mais fiel nos compromissos, horários e responsabilidades assumidas.
Há muitas maneiras de crescermos mental, social e espiritualmente. Essas são apenas algumas sugestões.
Que tenhamos sempre em mente as palavras do apóstolo Paulo em Colossenses 3.23–24:
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.
