Se você é professor, ao lado você pode baixar o modelo Mestre de apresentação com a identidade da EBD 2024.
O ícone desenvolvido para o Ministério de Ensino tem como base as iniciais das palavras "Ministério" e "Ensino" e os elementos lembrando livros em uma estante, lembrando a dedicação ao estudo da palavra de Deus.
Os três livros em sequência foram a letra "M" e os três livros ao lado direito empilhados lembram a letra "E".
O Símbolo foi construído com uma grade de 2x5, repetindo o elemento por três vezes (3x) na vertical e ao lado na horizontal. O tamanho dos três elementos alinhados sem repetição de suas bordas formam um quadrado perfeito, por isso os mesmos elementos empilhados tem a altura equivalente.
A tipografia foi alinhada ao símbolo com a margem equivalente a parte negativa do símbolo. Para as duas versões, horizontal e vertical.
Para melhor aproveitamento e legibilidade da marca em peças gráficas e digitais, recomenda-se a escolha do formato ideal que atenda ao espaço reservado. Sempre que for possível, optar pelo formato principal.
A versão da marca negativa é para uso em fundos inconstantes, como fotos, ou em fundos que tenham a mesma cor da marca, assim mantendo o contraste e a legibilidade, evitando problemas com a comunicação.
Estas versões são usadas como assinatura de uma peça, por exemplo, um anúncio. Lembre-se sempre de escolher a versão da marca que dê melhor leitura na peça que está desenvolvendo.
Paleta de cores principais.
COR 1
#241CFF
COR 2
#4b66aa
COR 3
#1ca4ff
COR 4
#1CECFF
Paleta de cores por grupo etário.
0 - 11 ANOS
#00a60e
12 - 17 ANOS
#6e1cff
18 - 25 ANOS
#FFBD1C
26 ANOS OU MAIS
#ff461c
Fonte padrão
Para que as peças de comunicação tenham um mesmo padrão e organização visual, lembre-se sempre de manter os alinhamentos e margens de respiro, textos e elementos quando muito próximos causam desconforto visual, com uma margem eles trazem alívio e respiro para as informações, veja ao lado o exemplo de uma grade de composição.
Na peça ao lado, a margem de respiro tem seu tamanho reduzido em relação ao tamanho total da imagem, para esta imagem que tem o formato horizontal, indica-se que a redução da grade seja maior no valor horizontal que no vertical. Para peças com tamanho quadrado, manter o mesmo valor para o tamanho horizontal e vertical.
Colocar sempre a margem de 90% do valor total da imagem para todos os elementos, nunca colar qualquer elemento de texto ou logo na margem da imagem.
É importante sempre que todos os elementos visuais da peça estejam alinhados a grade ou a outro elemento. O texto pode ficar alinhado a grade e a outros elementos como também alinhado ao centro, como no exemplo a seguir.
A área de proteção define as distâncias mínimas que devem separar a logo de outros elementos visuais, assegurando sua correta percepção e legibilidade.
A área de proteção é equivalente a metade da altura do símbolo.
As versões em EPS e AI da marca, estarão com a área de proteção agrupada, assim como a versão PNG estará com fundo transparente, sendo o tamanho do arquivo a área de proteção. Em ambos os arquivos basta respeitar a borda do mesmo para que sua legibilidade seja assegurada.
Para a integridade da marca e para garantir sua legibilidade, recomenda-se que seu tamanho, em meios impressos e digitais, siga as medidas mínimas abaixo:
Redução mínima de 20 mm de largura com altura proporcional para impressos e 150px para meio digital.
Redução mínima de 10 mm de largura com altura proporcional para impressos e 100px para meio digital.
Redução mínima de 7 mm de largura com altura proporcional para impressos e 50px para meio digital.
Marcadores somáticos são atalhos instantâneos que nosso cérebro cria para nos levar à lembrança. Na arquitetura da marca os marcadores podem tanto ser em forma de texto ou elementos que fazem a ligação rápida à lembrança da marca.
Para o Ministério de Ensino a aplicação do símbolo ou fração dele, é uma referência direta com a marca. As formas geométricas do ícone, combinando e criando elementos que lembram a marca, também podem ser utilizadas na criação. Caixas com três bordas arredondadas e uma quina reta também remete a marca.
Esteja livre para criação, lembre-se sempre de manter uma comunicação coesa na criação.
O Pattern é um elemento padronizado para ser usado na criação de peças como background ou complemento do design. O símbolo foi usado para criação do pattern, sua versão completa e fracionada.
A iconografia deve sempre comunicar diretamente com a marca. Por isso, é importante que os ícones, quer eles criados ou não, contenham formas simples, apenas em preenchimento. As cores institucionais não devem ser alteradas para que tenham a mesma linguagem do símbolo.
Para a integridade da marca e garantia de sua legibilidade, recomendam-se alguns cuidados na aplicação em meios impressos e digitais a fim de que a comunicação não se perca ou seja comprometida.
Para a assinatura de peças, como postagens ou peças publicitárias, pode-se usar qualquer uma das versões. Recomenda-se o uso das versões negativas em peças com fundos inconstantes, como fotos ou cores que não tenham contraste com a cor da marca. Caso a legibilidade ainda esteja comprometida, usar qualquer uma das versões com fundo branco em 100% de opacidade. Veja os exemplos.