Chamadas para Discipular



Chamadas para Discipular​
 

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28:19-20

Definição de discípulo

μαθητεύω – grego – (mathēteuō) – inscrever-se como estudante, instruir, ensinar, tornar-se um aluno, treinar como discípulo, ser discípulo de alguém.

Definição de apóstolo

Άπόστολος – grego – (apóstolos) – delegado; embaixador do evangelho; comissionado por Cristo — mensageiro, enviado.
 

Jesus, no início de seu ministério, escolheu doze homens para serem seus discípulos. Durante três anos, eles acompanharam Jesus, ouviram seus ensinamentos, viram-no confrontar os fariseus, expulsar cambistas do templo e realizar inúmeros milagres. Também o ouviram em particular, aprendendo sobre o Reino de Deus e as coisas que estavam por vir.
 

Naquele tempo, ainda não compreendiam a grandeza do que presenciavam, mas se maravilhavam com tudo. Jesus os preparava para serem líderes e multiplicadores, com a missão de levar a salvação a todas as nações, cumprindo a promessa feita a Abraão.
 

Mas não basta apenas a salvação, é necessário também a santificação. Podemos nos converter e até nos batizar, mas, se não formos discipulados, a "semente" pode morrer. Precisamos aprender de Jesus: seus mandamentos, sua obra, seu sacrifício e o que Ele espera de nós. Nosso objetivo é nos parecer com Ele, dia após dia.
 

Paulo é exemplo claro de um discípulo que, após ser discipulado, dedicou-se a formar igrejas e ensinar os convertidos, como vemos em suas epístolas. É essencial que o novo convertido esteja em comunhão com outros irmãos. Eles fortalecem na tentação, encorajam na provação e estão presentes no desânimo, seja para consolar, apoiar ou corrigir com amor.
 

O discípulo é aprendiz, seguidor e reprodutor. Ele transmite o que aprende. E mesmo ao se tornar líder, continua com um coração ensinável. O discipulado é contínuo.
 

Também é necessário que o discípulo seja obediente, amável e tenha uma vida frutífera: ouvir, aprender, praticar.
 

O discipulado pode ser individual ou em grupo, mas, em qualquer caso, o discipulador deve viver o que ensina. Como diz Filipenses 3:13-14:

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
 

Nosso foco deve estar em Cristo, em oração e humildade, para que não tropecemos nem façamos outros tropeçar. A oração produz intimidade com Deus.
 

No Antigo Testamento, a mulher não era considerada socialmente. Algumas se destacaram, mas foi com Jesus que passaram a ser vistas como discípulas e comissionadas. A mulher samaritana contou a outros o que Cristo fez. Maria se assentava aos pés de Jesus. Outras o seguiam, como relata Lucas 8:1-3: Maria Madalena, Joana, Suzana e muitas outras que o serviam com seus bens.
 

Lucas também menciona, em Atos 16, Timóteo, filho de Eunice e neto de Loide, mulheres de fé, que o discipularam e fortaleceram espiritualmente (2Tm 1:5).
 

Lídia, em Filipos, era uma mulher de negócios. Convertida pela pregação de Paulo, abriu sua casa para a igreja (At 16:13-15).
 

Priscila, junto de seu marido Áquila, cooperava com Paulo e hospedava uma igreja em sua casa (Rm 16:3; 1Co 16:19).
 

Áfia, mencionada na carta a Filemom, também abria sua casa para a igreja.
 

Essas mulheres cumpriram a Grande Comissão de forma prática e fiel: servindo, discipulando, sustentando e abrindo suas casas à igreja.
 

Muitas mulheres pensam que, por serem esposas, mães ou donas de casa, não podem discipular, mas isso é um engano. Discipular filhos é um longo e precioso ministério. O lar é campo fértil para o discipulado.
 

O comportamento exemplar, como ensina Tito 2, é forma poderosa de discipular:

As mulheres idosas… sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens… a serem sensatas, honestas, boas donas de casa…
 

Mulheres também podem discipular no trabalho, ensinando, pelo exemplo, como se parecer com Cristo.
 

Cada uma de nós é parte do corpo de Cristo. Temos dons e funções diferentes, mas todas somos chamadas a exercer nosso ministério com dedicação.
 

Somos chamadas a ser discípulas. Somos chamadas a discipular. Somos chamadas a anunciar as Boas Novas e a nos parecer, cada vez mais, com nosso Senhor Jesus Cristo.
 

Daisy Mara P. P. C. Guedes

 

Mais artigos