COMO ALCANÇAR OS DE FORA?

Evangelizar é anunciar a boa notícia de que, em Cristo, Deus veio reconciliar consigo o pecador arrependido. O evangelismo não se prende a métodos nem se valida em função de resultados, ainda que possa se valer de variadas estratégias e vise salvação. É a parte primordial da missão da igreja, conforme registrado pelos quatro evangelhos e ordenado pelo Senhor após sua ressurreição. (Mt 28:18-20; Mc 16:15; Lc 24:46-47; e Jo 20:21).


Deve ser feito no espírito sacrificial de amor e compaixão com o qual o Senhor foi enviado ao mundo pelo Pai, mas precisa, necessariamente, conter a mensagem central da morte e ressurreição de Cristo como meio único e sufi ciente de conceder perdão e vida eterna ao pecador. Este anúncio pode ser feito por palavras faladas ou escritas, de forma individual ou por pregação coletiva, auxiliada por recursos audiovisuais, de forma cantada ou encenada, visando comunicação compreensível pelo ouvinte. O que não é opcional é a mensagem.


Mas como podemos fazer este anúncio chegar aos de fora? Quero sugerir cinco pontes para superar, sempre na dependência do Espírito, as barreiras que impedem que efetivamente escutem e compreendam o que temos a anunciar. A primeira delas é a oração para que estejamos atentos às oportunidades. Um irmão estava no metrô de São Paulo, e alguém lhe perguntou como chegar dali ao “Paraíso”. São ocasiões que o Espírito Santo coloca em nosso caminho! A segunda é a amizade. Se você tem facilidade nisso, use esse talento para evangelizar. Sempre que ia com minha esposa a uma cidade turística da região, ela puxava conversa com os donos de uma lanchonete no caminho, o que me deixava impaciente, sem notar que havia ali algo mais importante que o laser.


Um dia a tal senhora contou a ela uma tristeza que carregava, e minha esposa falou do amor de Jesus e viu seu semblante se desanuviar. Surgiu ali uma amizade entre elas, que por fim abriu caminho para o anúncio explícito do evangelho. A terceira é o convívio no ambiente de trabalho. Grande parte das conversas e parábolas de Jesus narradas nos evangelhos se deu no ambiente de trabalho. É onde passamos boa parte do tempo, e onde os valores do Reino de Deus na vida do cristão se manifestam de forma prática e compreensível aos de fora.


O termo hebraico para trabalhar é “aved”, que é igualmente traduzido como servir e adorar. Devemos trabalhar em espírito de serviço ao próximo e adoração a Deus. Fazendo assim abrimos caminho para que circunstâncias corriqueiras levem a conversas espirituais. A quarta é a internet, seja em conversas individuais seja em grupos, surgem assuntos que podem trazer à tona algum tema espiritual, algum testemunho pessoal de seu relacionamento com Deus, algum versículo Bíblico. Fique ligado! Por fim, gostaria de incentivar você a fazer uso de alguns recursos práticos disponibilizados pelo Movimento Perspectivas sobre como iniciar conversas espirituais e anunciar as boas novas - link a seguir: https:// www.neighborsandnations.com/ - e a ler o livro: Do outro lado da rua e em todo o mundo, Editora Esperança.


Pb. Roberto