VIVA A DEPENDÊNCIA!

"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5


No dia 7 de setembro foi comemorada a independência do Brasil. Por ser um feriado nacional, acontecem comemorações em todo o país. Na nossa sociedade, a independência é tema de anseio de muitas pessoas, homens e mulheres, adultos e jovens. Sentir-se independente pode ser usado como medida de sucesso.


Contudo, para nós, como cristãos, o pensamento deve seguir o caminho contrário. Em João 15:5, Jesus diz: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." Todos somos completamente dependentes de Deus. E, quanto mais reconhecermos nossa dependência dele, mais poderemos nos esvaziar de nós mesmos para que Deus possa trabalhar em nós. Estudar e trabalhar com afinco são fundamentais, mas não é pela nossa própria força que devemos fazer isso.


Em Provérbios 3:5 lemos: "Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento." O apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, relata que possuía um espinho na carne, uma grande dificuldade. Três vezes ele pediu ao Senhor que o removesse, mas o Senhor respondeu como relatado em 2 Coríntios 12:9: "mas ele disse: Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Então Paulo diz: "Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para que o poder de Deus opere por meu intermédio. Por isso aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte." Que belo exemplo a ser seguido! Esvaziar-se de si mesmo, para que o poder de Deus possa operar em sua vida. Para o mundo, isto soa estranho: reconhecer a dependência.


Mas sabemos que a verdadeira liberdade está em viver em Cristo, que nos liberta da escravidão do pecado. Em João 8:34- 36 Jesus diz: “Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado." O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Para aqueles que não estão em Cristo, não resta outra opção senão o pecado. Para aqueles que têm Cristo, há liberdade desta escravidão.


Que graça maravilhosa! No feriado da independência do Brasil, podemos celebrar com alegria essa conquista antiga do nosso país. Porém, mais do que isso, que possamos nos lembrar de declarar diariamente nossa total dependência de Deus, que através de Jesus nos deu liberdade do pecado! "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal." Provérbios 3:5 e 7


Letícia Perote