ALEGRIA E PAZ NA CASA DO SENHOR SALMO 122

ALEGRIA E PAZ NA CASA DO SENHOR SALMO 122

DISCIPULADO: UMA JORNADA DE AMOR

DISCIPULADO: UMA JORNADA DE AMOR

"ENVELHECER COM SABEDORIA" - SALMO 71

VIVENDO PARA GLORIFICAR A DEUS

VIVENDO PARA GLORIFICAR A DEUS

ANA E MARIA: DUAS MULHERES, O MESMO LOUVOR

ANA E MARIA: DUAS MULHERES, O MESMO LOUVOR

O CRISTIANISMO SE VIVE EM MUTUALIDADE

O CRISTIANISMO SE VIVE EM MUTUALIDADE

PERMANEÇA FIRME NA VERDADE

PERMANEÇA FIRME NA VERDADE

CHAMADOS A SANTIFICAÇÃO E SER LUZ DO MUNDO

CHAMADOS A SANTIFICAÇÃO E SER LUZ DO MUNDO

ERGAM OS OLHOS E APROVEITEM AS OPORTUNIDADES

ERGAM OS OLHOS E APROVEITEM AS OPORTUNIDADES

MULTIDÃO OU DISCÍPULO?

MULTIDÃO OU DISCÍPULO?

ALEGRIA E PAZ NA CASA DO SENHOR SALMO 122

Quando criança cantei muitas vezes aqui na igreja um pequeno cântico: "Alegrei-me quando me disseram, vamos, vamos à Casa do Senhor? Alegrei-me quando me disseram, vamos, vamos à Casa do Senhor!". Essa música é baseada no Salmo 122.1, e em sua bíblia você verá a indicação de que esse Salmo era um “Cântico de romagem” - uma canção entoada pelo povo durante as peregrinações a Jerusalém para adorar no templo. Imagine que lindo, o povo em conjunto... cantando e louvando a Deus enquanto ia para a Casa do Deus. “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” Salmos 122:1.


Não tenho informação para falar sobre a melodia daquela época, mas a beleza dessa canção não estava somente na qualidade musical ou na quantidade de pessoas cantando e, principalmente, no conteúdo, na letra do que era cantado. O início é uma declaração de alegria, por estar indo à "Casa do Senhor".


Que benção é sentir alegria em ir à casa do Senhor! Na infância, cantávamos com sinceridade. Os versículos de 2 a 5 deste salmo, falam sobre Jerusalém ser o destino, onde renderiam Graças ao Senhor. Hoje não é a cidade de Jerusalém o nosso destino, mas a Nova Jerusalém, essa sim, o lugar santo, preparado por Deus para receber os que reconhecem Jesus Cristo como O caminho. Nessa jornada para Jerusalém eles oram por paz e prosperidade na Casa de Deus. Paz e prosperidade que não é sobre ter ou não recursos pessoais, mas sim para que sejam prósperos os relacionamentos entre as pessoas, de forma que seja manifestado ou reconhecido, o amor.


“Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti!” Salmos 122:8. O salmo conclui com o compromisso de agir, fazendo o bem, por amor à Casa de Deus. O que me leva a pensar:- Que bem eu tenho feito por amor à Casa de Deus? Que bem eu posso fazer para promover a paz e o amor na Casa de Deus? Ouvir e cantar músicas de adoração, enquanto vou para a igreja não é suficiente. Eu recomendo, eu faço, gosto muito, mas não é suficiente. Precisamos viver de modo que a Casa do Senhor seja um lugar acolhedor, onde todos sintam alegria de estar. É importante lembrar que a igreja não é um lugar só para quem está em paz ou alegre. Muitas vezes vamos à igreja justamente por estarmos cansados, tristes, ansiosos, irritados, preocupados... E a igreja é um bom lugar para buscarmos a paz que vem de Deus, não das circunstâncias.


“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7. A Nova Jerusalém será um lugar sem dor, pecado ou divisões, pleno da presença de Deus, que é amor. Enquanto não chegamos lá, devemos promover ambientes que espelhem essa realidade. Nossa igreja precisa ser um espaço onde a paz divina seja perceptível, onde até os que carregam angústias encontrem refúgio. Assim, todos, os que já têm paz e os que a buscam, sentirão alegria em estar na Casa do Senhor.


Pb. Roberto Costa