“Eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lc 2.10)
A palavra “Evangelho” do grego “euangellion”, signifi ca “boas-novas” ou “boas notícias”. Os termos “evangelização” e “evangelismo” têm a mesma origem.
Evangelizar é a tarefa ou ministério específi co, sagrado, ordenado por Jesus Cristo a todos os cristãos, de todas as gerações. O texto áureo para a evangelização é encontrado em Mateus 28.19-20: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
O livro de Marcos também enfatiza a missão evangelística: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.15-16). É importante destacar que aquele que ama esse ministério e o deseja, Deus o capacita como um evangelista alistado e comprometido com a sua obra.
Evangelizar é anunciar o Evangelho a toda a criatura (Mc 16.15); é ensinar (Mt 28.28); é testemunhar (Atos 1.7; Ap. 12.11); é semear (Mt 13.3); é praticar, aplicar e viver o Evangelho por todos os meios de comunicação; é oferecê-lo como Água da Vida, Pão do céu, Luz do mundo, boas novas, Palavra de Deus, remédio, testamento, semente, rocha, constituição do Reino de Cristo, poder de Deus, Espada do Espírito Santo. É ainda, pregar tudo o que os evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João registraram no Novo Testamento, ensinando a estrita obediência dos discípulos de Cristo ao que manda o Senhor. É também, ensinar tudo o que Jesus recebeu do Pai, pois, Ele mesmo pregou, ensinou, defendeu, praticou, ordenou, propôs, apoiou e discutiu, prometeu, profetizou para que fi zessem e usassem o mesmo que Ele fez, ensinando a aplicação e obediência ao Evangelho.
Evangelizar é ainda transmitir e dar de graça o que de graça Jesus nos deu (Mt 10.8); e também pregar tudo o que Jesus pregou sobre o Evangelho, sobre Deus, sobre o Espírito Santo, e sua própria pessoa, sobre o Reino de Deus, sobre o homem, os pecados, os tipos de pecadores, a justiça divina, a salvação, a cura, a libertação, a igreja, a vida cristã, a família, a humanidade, Satanás, os demônios e seu reino; sobre a morte e além-túmulo; a Segunda Vinda do Senhor, a ressurreição e o arrebatamento dos salvos, inclusive sobre os sinais de Sua volta. Pregar sobre a volta do Senhor Jesus com os seus remidos, para julgamento, sobre o reino milenar, os castigos dos ímpios, o inferno, o céu e a eternidade. É reafirmar outras verdades e fatos do Evangelho.
Evangelizar é ensinar e pregar usando as ilustrações, definições, doutrinas, métodos, soluções, expressões e recursos espirituais que Jesus Cristo usou, principalmente sua vida, tornando as pessoas mais felizes e levando-as para a Casa do Pai (Jo 14.1).
Entre tantas outras coisas, evangelizar é ainda, o mais glorioso, lindo e sublime serviço que os filhos de Deus podem prestar aos seus semelhantes; mais sublime do que repartir as riquezas financeiras, mais importante do que compartilhar as filosofias, mais necessárias do que ensinar as ciências ou as artes.
Lembrando da importância de observar, que acima de tudo, temos que imitar Jesus Cristo, o primeiro e o melhor evangelista de todos os tempos. Usando o Seu nome, a Sua autoridade, seus objetivos e obteremos os seus resultados. Sigamos em frente... No amor de Cristo!
Pr. Roberto Matias