PECADORES SÃO BEM-VINDOS NA IGREJA

“Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5.30-32


Jesus passava seu tempo com pessoas que sabia que eram pecadoras. Era sua missão buscar e salvar os perdidos. Amar os desesperados. Então por que seus seguidores não se parecem mais com Ele? Outras perguntas ainda podem serem feitas: Por que os pecadores não vão até a igreja como foram até Jesus?

O que aconteceu conosco? Por que a igreja não atrai mais os perdidos? Em primeiro lugar, a igreja se tornou um lugar de julgamento e condenação e não de misericórdia e perdão. Sabemos muito bem que Deus ama e acolhe os pecadores! Será que a igreja faz o mesmo? Se Jesus afirmou que Ele veio para os pecadores porque os doentes é que precisam de médico e não os sãos, logo a igreja deve ser um hospital para a alma do pecador não redimido. Afinal, a igreja não é um museu de santos, mas um hospital para pecadores doentes. Muitos crentes dos nossos dias têm repulsa pela presença de pecadores não redimidos na igreja.


Uma igreja que se parece com Jesus não só acolhe os pecadores, como vai atrás deles nas ruas, nos becos, nos morros, nas favelas e nos campos. Os crentes saem das quatro paredes e vão lá fora, onde os pecadores estão. Mas não partem de mãos vazias, levam a Bíblia Sagrada consigo; não caminham sem propósito rumo aos perdidos, mas levam até eles a preciosa mensagem da salvação. Não há tarefa mais nobre, honrosa e urgente para a igreja do que a de anunciar o evangelho a todos ao seu redor, e proclamá-lo até os confins da terra através dos seus missionários. Assim como há um pecador perdido aguardando a palavra da salvação do outro lado da rua, também há um outro perdido pecador, esperando as boas novas do outro lado do oceano. A questão não é se devemos ir, mas quando devemos ir.


A ordem de ir por todo o mundo e pregar o evangelho já foi dada por Jesus há mais de dois mil anos, mas o tempo de obedecê-la é hoje, agora, e é para todos nós que fomos salvos por sua graça. A palavra de Deus nos ensina que todos os crentes são chamados a ministrar a todas as pessoas. Mas a Bíblia também ensina que Deus chama alguns homens e mulheres para um ministério específico de tempo integral. Estes são separados pelo Espírito Santo, designados por Deus para o ministério, e enviados pela igreja para o campo missionário. Nem todos irão para lugares distantes, mas todos devem ir até onde os pecadores estão, e o que importa não é o quão distante eles estão da igreja e sim o quão longe eles estão de Deus.


Meus irmãos, Deus tem uma única maneira de trazer o pecador a Cristo, e esta é através da pregação do evangelho por nós seus servos. E isso é “enquanto é dia, porque a noite vem quando ninguém mais poderá trabalhar.” (Jo 9.4). Lembrese: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10.13-15) – Vá e faça a sua parte, não se esqueça que o Senhor Jesus prometeu estar com você “todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28.20)


Pr. Jadir Siqueira Diretor da MCE