POR AMOR E COM AMOR

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13.34)


Este ano nossa igreja está refletindo mais especificamente sobre a necessidade do evangelismo. E entre outras reflexões, uma que certamente se destaca é: Como alcançar os de fora? Na busca por respostas para essa pergunta complexa é plausível pensar que existem milhares de estratégias e maneiras de levar o evangelho aos “de fora”. Eu não saberia dizer (nem acho que deva fazer isso) qual a melhor forma de fazê-lo (correndo um risco enorme de limitar as possibilidades ao invés de ampliá-las). Mas buscando na Bíblia o exemplo de Jesus, parecenos que há algo fundamental ao pensar em o que devo fazer, ou qual ação, qual atitude tomar, como abordar... Há uma ideia que nos dá suporte/base para alcançarmos os “de fora”. O amor.


O motivo pelo qual nós fomos alcançados quando éramos os de fora, é o amor de Deus por nós (Jo 3.16). Foi por amor que Deus mandou seu fi lho para nos salvar. Esse é também o motivo pelo qual nós (seguidores e imitadores de Cristo) nos dedicamos para alcançar quem ainda não foi alcançado. Mais do que isso, a forma ou o princípio que está por trás ou dá suporte (base) para como fomos alcançados também é o amor. Foi por amor e com amor que a mensagem da salvação por meio de Cristo Jesus chegou até nós.


Portanto é também por amor e com amor que iremos alcançar os que ainda estão distantes de Cristo (1Jo 4.7-11). É o amor por eles que nos fará ir. E é por amor e com amor que faremos sacrifícios, pois eles serão necessários para levar o evangelho. Sacrifi caremos, por exemplo, nosso tempo de descanso, sacrifi caremos um passeio ou a vontade de usar nosso dinheiro com algo pessoal para aplicá-lo na obra evangelística, sacrifi caremos nossos gostos e vontades. Por exemplo, conheço pessoas (algumas da nossa igreja) que não gostam ou não se sentem à vontade fazendo uma determinada ação, mas que a fazem por amor, pois o amor de Cristo nelas é maior do que a própria vontade.


O perdão é uma das formas da manifestação do amor de Deus por nós. Nós somos instruídos a perdoar os outros assim como Deus nos perdoou (Ef 4.32), mesmo sabendo que não é fácil. Por não ser fácil, o perdoar demonstra amor, assim demonstramos o amor de Deus. Mas assim como na história de Jonas (Jn 4.2), o pecado de alguém pode nos impedir de nos aproximarmos para falar da misericórdia e do perdão de Deus. Portanto, perdoar pode ser um passo importante para que consigamos evangelizar alguém que nos ofende.


É por amor e com amor que iremos alcançar os “de fora”. Mas quem são eles, a quem devemos amar? Se pensarmos que os “de fora” são os que têm comportamento diferente do nosso, são os que pensam diferente de como pensamos, são os que gostam de coisas diferentes das que gostamos... é essas pessoas que nós temos que amar, justamente as pessoas que teremos mais dificuldade de amar. Mt 5.43- 44 e Lc 6.27-28 nos indicam que devemos amar nossos inimigos. Precisamos que Deus nos ajude e nos oriente, pois às vezes é difícil amar mesmo os que são de dentro, quanto mais os de fora; Mas o Deus quer é amor, pode nos ensinar e nos ajudar a evangelizar por amor e com amor.


Que o Deus que nos ama tanto, que sacrificou o seu Filho para morrer por nós, nos ajude a amar e a demonstrar amor pelos “de fora”. E que Jesus Cristo, que morreu para nos perdoar, seja nosso exemplo de como amar as pessoas e assim alcancemos quem ainda não foi alcançado.


Pb. Roberto Rocha Costa