A FAMÍLIA CRESCENDO EM SANTIDADE

Se somos filhos e filhas do Senhor Todo-Poderoso, devemos refletir a imagem da família em nossa vida diária. Lemos em Rm. 8.29 que Deus deseja que sejamos “conformes à imagem de seu Filho...”. Para isso “devemos nos purificar de toda impureza ...aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”. (2Co 7.1).


No Antigo Testamento há uma família consagrada a Deus que eu admiro muito. Essa família era muito pobre, escrava, vivendo em circunstâncias terríveis, mas era uma família santa, temente a Deus. Joquebede e seu esposo, Anrão, (Êx 6.20) viviam na escravidão no Egito, um país pagão, mas eles mantiveram sua fé no Deus soberano, criador dos céus e da terra. Não adoravam os deuses do Egito. Tinham dois filhos, Arão e Miriã e ensinaram seus filhos no caminho do Senhor Deus.


Quando ficou grávida de novo, Joquebede e seu esposo confiaram no seu Deus para proteger a vida de seu filho. “Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa. Também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei”. (Hb 11.23). Arão e Miriã presenciaram a fé viva dos pais diariamente, e Joquebede recebeu seu bebê de volta e foi até paga pela princesa para criá-lo!


Joquebede aproveitou o pouco tempo que Moisés esteve em casa para inculcar-lhe o temor do Senhor. Ensinou-lhe sobre o cuidado e o amor de Deus, e que Deus tinha um plano para sua vida. Os pais cristãos devem ensinar seus filhos desde pequenos a temer ao Senhor, amar e obedecer à sua Palavra.


Quando Moisés foi morar no palácio, não desprezou o humilde lar dos pais, jamais esqueceu suas raízes, não ficou impressionado com o luxo do palácio e por ser conhecido como “o filho da filha de Faraó”. Não adorou os ídolos dos egípcios, lembrando sempre os ensinamentos dos pais sobre o Deus único e verdadeiro.


Moisés estudou aos pés dos melhores professores no palácio, enquanto Deus estava preparando-o para a tarefa de libertar Seu povo do Egito. Mas depois “preferiu ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado” (Hb 11.25).


Pais, qual a mensagem que vocês passam aos seus filhos? A importância de ganhar muito dinheiro, aproveitar “os prazeres transitórios do mundo?” ou “buscar em primeiro lugar o reino de Deus?” Jovens qual é o alvo de sua vida?


Moisés se tornou o grande líder do povo de Israel. Era profeta, era legislador e por 40 anos dirigiu o povo até a entrada da Terra Prometida – tarefa árdua e às vezes ingrata. Arão seu irmão, escolhido por Deus, se tornou Sumo Sacerdote (Lv.8.12) e ajudou muito a Moisés levar o povo para a Canaã. Miriã se tornou líder das mulheres. Era “profetisa” e líder de louvor. Quando saíram do Egito, conduziu as mulheres em louvor a Deus pelo grande livramento (Êx 15.20,21).


Não sei se Joquebede viveu para ver seus filhos liderando o povo de Deus, mas o apóstolo João diz “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3João v.4).


Que família abençoada! Moisés, Arão e Miriã não eram perfeitos – eram pecadores - mas se esforçaram para crescer em santidade e viver para glorificar a Deus.


Ann G. Barnett