A HISTÓRIA DE 108 ANOS!

"E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" Rm 10.14 e 15


A vinda do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo e a implantação da primeira igreja evangélica em São José dos Campos foi fruto de operação divina, por intermédio de ações individuais. Por vezes, essas ações foram isoladas. Entretanto, os missionários pioneiros tiveram a providência divina para levá-las avante e sustentá-las.


As primeiras pregações do Evangelho já haviam sido feitas em solo Joseense, no princípio da década de 1910, quando por aqui passaram grupos evangélicos. Antes disso, no final do século XIX, ano de 1890, passou por aqui um grupo de metodistas. Na época, São José dos Campos era apenas uma estância climática especialmente dedicada ao tratamento da tuberculose.


Em 1915, Bryce Ranken, missionário transcultural, e sua esposa Elizabeth Ranken chegam em São José dos Campos onde fundam a Egreja Christã Evangélica, no dia 03 de setembro. Com a implantação da Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, dáse início efetivo, definitivo e ininterrupto, do movimento evangélico na cidade.


As reuniões eram ministradas num salão alugado e na casa dos seus poucos membros. A Sra. Ranken falece prematuramente em 25 de maio de 1916 e, com a morte dela, Ranken decide deixar a cidade. Em seu lugar assume o jovem Pastor Artur Lino Tavares que pastoreou a nascente igreja de 1916 a 1920. As primeiras conversões datam de 28 de setembro de 1916. Foram: Sr. Belarmino Siqueira e sua esposa Dª. Francisca Lobo, Sr. Antônio da Costa Rosendo e sua esposa Dª Maria Pereira. Os filhos desses dois casais – primícias do Evangelho em São José dos Campos – também aceitaram o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. As duas famílias, na primeira geração, deram pastores para a obra do Senhor. Da família Siqueira Lobo, o Pr. Benjamim Siqueira Lobo e da família Pereira Costa, o Pr. Benedito Pereira Costa, Pr. José Pereira da Costa e Pr. Manoel Pereira Costa. Nas gerações seguintes outros pastores surgiram, alguns ainda militam no serviço do Reino.


A celebração da primeira Santa Ceia do Senhor se deu em 17 de abril de 1917, e o primeiro casamento, em 10 de novembro de 1917, de João Pereira Costa e Dª. Maximiana Arantes Costa. A Escola Bíblica Dominical foi iniciada em 1919, e contava com 56 alunos, sendo 25 adultos e 31 crianças. Em 20 de abril de 1919, foi organizado o Coral da Igreja, sob a regência do Sr. Arthur Alksbirze.


O primeiro endereço da Igreja foi na antiga Praça João Pessoa, atualmente Praça Cônego João Guimarães, em uma casa adaptada, onde posteriormente foi construído o Hotel San Remo.


O Missionário Ranken havia comprado um terreno de razoável dimensão, próximo à antiga estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, mais ou menos onde hoje está a Faculdade de Direito da UNIVAP, na Praça Cândido Dias Castejon. Depois, em 21 de outubro de 1919, embora não mais residindo em São José dos Campos, comprou uma casa de uso comercial, já bastante deteriorada, pela quantia de cinco contos de réis, na Praça Cônego Lima, número 9, onde mais tarde foi construído o templo atual. (continua no próximo boletim).


Pr. Valdemberg Viana