“...Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Mc 16.15
A Igreja precisa sair! Sua missão básica está além das paredes, por isso ela precisa sair. Ao sair ela será igreja. Fomos chamados para vir e sair. O Senhor nos atraiu a Si (Jo 12.32), nos preparou e enviou “até os confins do mundo” (At 1.8), “para ser testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido.” (At 22.15). Uma vez que os que ainda não conhecem o Senhor Jesus e nada sabem sobre Ele estão fora do ambiente da igreja, essa igreja precisa ir até onde estes estão. Doutra sorte “como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” (Rm 10.14-15). Os enviados precisam ir, “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15).
A igreja é mais igreja quando vai aos “sem igreja”, quando deixa o conforto dos seus bancos e a comunhão agradável dos irmãos e sai em busca dos perdidos. Vamos nos “desigrejar” para ser igreja aos que ainda não são. A proposta para todos os membros da ICE SJCampos é de sairmos, aceitando o desafio de cumprir a tarefa da Grande Comissão de Jesus em Mateus 28.18-20.
No domingo (dia vinte e quatro de dezembro último), a nossa igreja cumpriu a sua missão básica e saiu das suas paredes para divulgar para os de fora que, Deus encarnou e veio viver a nossa realidade, e essa é a verdade do Natal – “Emanuel, Deus conosco” (Mt 1.23). As pessoas que não frequentam igreja ainda não sabem sobre Jesus como sendo o “Verbo que estava com Deus, e o Verbo era Deus... e o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (Jo 1.1,14). Como foi bom ver os irmãos trabalhando juntos para levar o evangelho de Jesus aos que passavam na calçada do templo; quanta disposição, quanta alegria era percebida em cada rosto.
O sol chegava com seu calor e os irmãos não perdiam o ânimo nem a graça em cantar louvores a Jesus. A nossa alma encontra sua razão em obedecer a palavra de Deus quando nos manda sair e testemunhar.
Louvores foram entoados sobre o nascimento de Jesus, mensagens rápidas e claras foram feitas sobre a verdadeira razão do Natal, folhetos foram distribuídos aos que passavam e o evangelismo “tete a tete, cara a cara” foi realizado com êxito. Certamente Deus foi glorificado e cada um regressou para suas casas com a satisfação da missão cumprida.
Aquele contentamento pelo trabalho bem-feito estava em cada alma. Os semeadores voltaram para casa com júbilo nos lábios por terem lançado a boa semente, à semelhança dos discípulos: “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria” (Lc 10.17).
Durante todo o ano de 2024, em que nosso alvo será o evangelismo, tendo como tema: “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele” (1Co 9.23). Desejamos repetir essa ideia de uma “Igreja fora da igreja”, quer seja buscando o perdido, quer seja no culto aos que ainda não entraram no templo, quer seja com louvor, com ensino, com discipulado. A verdade é que iremos aos que ainda não são para que sejam. Quem quer ir conosco, aliste-se e venha. Vamos juntos!
Pr .Valdemberg Viana