A SANTIDADE PACIENTE QUE APRESSA

“Uma vez que tudo será assim desfeito, vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus.” 2Pedro 3.11-12


Sempre que abrimos o Novo Testamento, é perceptível que as ordens e mandamentos para a Igreja nas epístolas estão lá para apontar a Segunda Vinda, manter viva a expectativa existente nos leitores imediatos, e mostrar como devem se preparar para esse evento central da esperança cristã. Na segunda epístola de Pedro, especificamente no capítulo três, não é diferente.


Os versículos onze e doze apontam diretamente para a conduta do cristão à luz dessa esperança na Segunda Vinda, pois, “uma vez que tudo assim será desfeito, …” faz referência aos outros dez primeiros versículos que tratam do fim dos tempos. A esse ponto do quarto evangelho, percebesse certa negligência nos avisos, sendo tratado como polêmico e por isso, um assunto que não deve ser discutido ou aprofundado. Mas, uma vez que há uma ligação indissolúvel entre convicção e conduta, o tema da Segunda Vinda deve ser muito presente nas nossas meditações e no nosso dia a dia, e, por mais incrível que possa parecer, de forma prática.


Deus, através da epístola de Pedro, ordena: “... vocês devem ser pessoas que vivem de maneira santa e piedosa, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus.” (2Pd 3.12). A ordem de Deus para a santidade tem como origem, motivação e objetivo, a Segunda Vinda, ou o “Dia do Senhor”. Devemos viver de maneira santa e piedosa para que, quando esse dia chegar, não fujamos envergonhados (1Jo 2.28) ... então o esperamos.

Viver em santidade por causa de algo que não sabemos quando acontecerá é muito difícil, mas essa paciência é trabalhada em nós pelo Espírito Santo, juntamente com o restante do caráter de Cristo sendo formado em nós, quando nos importamos com a Segunda Vinda.


Precisamos viver em santidade também porque essa vida “apressa a vinda”. Mas como apressa? Por que Ano XLIII 03 de julho de 2022 Nº 2.246 BOLETIM DOMINICAL A SANTIDADE PACIENTE QUE APRESSA apressa? Não seria possível apresentar agora todas as respostas para essas questões. Mas, de forma resumida, apressa porque, a partir do momento em que entendemos a iminência da volta, somos impulsionados para a pregação do Evangelho do Reino em toda terra (Mateus 24.14). Essa mensagem deve ser pregada e praticada através do discipulado (Mateus 28.18; 2Timóteo 2.2). Além de discipulado, não fazemos isso sozinhos, pois vivemos em família, como corpo (Efésios 4.1-6), então, somos feitos um, como o Filho e o Pai são UM, para que a pregação seja respaldada (João 17).


Para vivermos essa unidade nos padrões de Deus, devemos ser transformados individualmente, experimentando uma renovação de mente (Romanos 12.2). Deus, através de Paulo, nos encoraja a permanecermos firmes nessa busca de esperar e apressar quando escreve:


“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6).


É Deus que produzirá a santificação em nós, contanto que busquemos isso. Ele mesmo promete para quem depender pacientemente Dele, e que anseia a Segunda Vinda, que produzirá o caráter de santidade. Viver pacientemente a santificação, apressa a Segunda Vinda, a saber, nossa bendita esperança. Maranata, Senhor Jesus, MARANATA!


Sem. João Pedro de Oliveira Faria