ALCANÇANDO OS PERDIDOS

“E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Mc 16.15


Atualmente parece que evangelizar é um tabu, e falar de Cristo às pessoas é considerado culturalmente inadequado. Se as tendências atuais continuarem, a igreja perderá a sua vontade de alcançar o mundo. A nossa sociedade entrará em colapso, o nosso país continuará em decadência espiritual e moral. Nossas famílias continuarão a se deteriorar em seus valores, e mais pessoas continuarão morrendo e indo para o inferno.


A igreja contemporânea adotou uma mentalidade de “convide e eles virão”. Alguns perdidos poderão frequentar um pequeno grupo de crentes ou até visitar uma igreja por iniciativa própria, mas muitos nunca o farão. A maioria dos pecadores nunca entrará em uma igreja evangélica, por isso eles terão de ser alcançados pelo evangelho lá fora, onde estão. Você terá que decidir ir atrás deles. É aí que começa a obediência à Grande Comissão. Este mundo precisa de Jesus, os perdidos continuam precisando que se lhes falem sobre Ele.


Todos somos chamados a evangelizar. Se você conhecesse a cura do câncer, não compartilharia com outras pessoas? Você tem a cura para a morte eterna – o santo evangelho – saia por aí e compartilhe. Em cada rua há um Bartimeu clamando: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. O grito dos cegos espirituais continua ecoando nas cidades. Em cada parque há um Zaqueu em cima de uma árvore desejando ver Jesus passar.


A igreja precisa iniciar um plano de ação para resgatá-los e, assim, cumprir a Grande Comissão. Se a igreja seguir ignorando o evangelismo, então será altamente provável que o futuro inclua cada vez menos pessoas convertidas por Cristo e gerações e gerações ficarão sem conhecer a Jesus. De fato, já estamos contemplando uma geração perdida, cada vez mais alienada da Verdade que liberta, e indiferente ao destino eterno das suas almas.


Sem evangelismo, a igreja fica sem rumo e sem propósito e obtém como resultado uma geração de crentes espiritualmente apática e insensível para com a situação miserável dos pecadores ao seu redor. Precisamos continuar crendo de todo o coração que o poder salvador de Jesus é maior do que o pecado de qualquer pessoa. Que a compaixão de Jesus pelos perdidos nunca se esmorece. Sua misericórdia não tem fim. Seus olhos nunca dormem. Suas mãos nunca descansam. Seus ombros nunca se cansam de carregar os fardos das pessoas. Porque o nosso Salvador tem paixão pelos perdidos. É porque as pessoas perdidas são importantes para Deus que elas devem ser importantes para nós também.


Conhecemos a Jesus pessoalmente e queremos torná-lo conhecido. Devemos ir até elas e contar-lhes que há salvação para elas no sangue do Cordeiro. As pessoas perdidas continuam sendo amadas por Deus e é seu desejo que todos venham a conhecê-lo.


Qualquer método de evangelismo funcionará se Deus estiver nele. Qualquer crente poderá ser usado por Deus se o Espírito Santo habita nele. Qualquer igreja será abençoada se com fidelidade obedecer a ordem que lhe foi dada, para ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura.


Pr. Jadir Siqueira Diretor da MCE da ICEB