COMUNHÃO

"Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo". 1João1.3


Comunhão tem tudo a ver com disponibilidade, entrega, confiança, alinhamento de conduta e sentimento, no propósito de caminhar junto com uma pessoa (ou mais pessoas), numa mesma direção.


Quando desfrutamos de boa comunhão com alguém, não importa quão intransponíveis nossos desafios pareçam. Um simples compartilhar abre novos horizontes, passamos a enxergar com mais nitidez, o cenário vai se transformando para melhor e a comunhão aumenta.


Em nossa caminhada o desafio é diário e é muito bom ter comunhão com quem nos compreende e tem interesse em participar conosco daquilo que estamos vivenciando. Alguém com opiniões que tenham mais peso que as circunstâncias, que nos ajude a não dependermos só das nossas emoções. Nossa alma pode se prostrar por causa dos desafios, mas a comunhão no repartir nos ajuda a permanecer em pé. José recebeu a carta do amigo querido, de quem há anos não tinha notícias. A alegria foi imensa e disse para a esposa: Vou responder já!


Quero que ele sinta a mesma alegria que senti. Mas umas coisas e outras impediram que ele assim fizesse naquele dia e... nos outros que se seguiram. Quando finalmente começou a responder não havia mais inspiração e a carta não passava da primeira linha. Isso foi se repetindo dia após dia e ele cada vez mais nervoso, já nem dormia. A esposa que tinha uma comunhão muito especial com o marido sabia exatamente qual era o problema: a resposta para o amigo! Não teve dúvidas, escreveu a resposta, entregou para ele dizendo: Leia, se você estiver de acordo, assine que eu a coloco no correio. A paz voltou ao coração do marido e com ela as noites bem dormidas! Isso é comunhão!


Entendo que a comunhão com Deus também é assim: nos dispomos a Ele sem reservas e, à medida que seguimos juntos, vai se estabelecendo em nós a consciência de filho amado do Pai, o Pai que Jesus veio nos revelar e que habita em nós, na pessoa bendita do Espírito Santo. Ele nos diz: Tenham comunhão comigo, andem com a liberdade que eu lhes dou, lembrando sempre que isso é um exercício diário: caminhar comigo, desfrutando da minha graça.


Nessa comunhão, não é aquilo que falamos para as pessoas que nos fortalece, mas aquilo que falamos para o Senhor: "Não temerei porque Tu estás comigo...” essa é a razão de eu não temer, Pai. Experimente. Não há um só dia em que Sua graça reveladora não se manifeste! Para mim essa é a mais doce comunhão!


"Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado". 1Jo 1.6-7


Profª. Elaine Vieira Manzano