DESFRUTE DA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS!

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10.25).


Tenho refletido muito sobre como, nos últimos anos, tem crescido o número de adeptos dos “desigrejados”. Cada vez mais, as pessoas desejam viver suas vidas de forma isolada, sem ter que prestar contas a outros. Elas simplesmente não veem nenhuma necessidade na igreja, a menos que, quando convém a elas, busquem a igreja. Mas afinal é realmente necessário congregar? Não posso viver em comunhão com Deus em minha casa? Não há vida com Deus fora da igreja!


Comunhão com Deus significa comunhão com a igreja. A vida do cristão está diretamente ligada à igreja, pois não existe vida fora do corpo de Cristo. Essa comunhão é fundamental, pois nela reside: caminhar uns com os outros, chorar uns com os outros e sorrir uns com os outros. O relacionamento com Deus e a santidade progressiva estão totalmente ligados ao relacionamento com os irmãos e com a igreja.


É na família de Deus que há compartilhamento, discipulado e amadurecimento na vida espiritual. Somente por meio da igreja existe o discipulado após a conversão do incrédulo a Cristo, além de oferecer ao crente um ambiente de aprendizado, adoração e conexão com a missão da igreja: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19). Não há nada melhor do que compartilhar com os irmãos nossos fardos (Gl 6.2), saber que o Senhor nos deu amigos para caminharmos juntos na fé em meio às dificuldades e ansiedades da vida.


A unidade é uma provisão amorosa de Deus. Foi o próprio Deus que disse, no início: “não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18). Mesmo sendo maravilhoso desfrutar da presença de Jesus em nosso dia a dia, isso não exclui a necessidade que temos de irmãos em nossa jornada cristã, e a igreja desempenha um papel fundamental na vida do cristão. Aproveite uma vida na igreja, busque entender o real motivo pelo qual precisamos congregar e participar da vida na igreja. Gostaria de terminar com uma citação: “A natureza da vida cristã é coletiva.


Tornar-se cristão é ser acrescentado à igreja (At 2.41). Ser batizado é ser batizado no corpo de Cristo (1Co 12.13). Ter fé em Cristo é aproximar-se, não apenas de Deus, mas também do povo de Deus (Ef 2.17-22). Dirigir-se a Deus e obedecer-lhe como Pai é ter cristãos como irmãos e irmãs (Mt 12.46-50) [...] Quantos aspectos do fruto do Espírito (Gl 5.22,23) você pode praticar isolado em uma ilha deserta? [...] A principal forma de amadurecermos como cristãos é por meio da vida na igreja. Os membros ajudam o corpo a crescer, o que significa que ajudam “um ao outro” a crescer. Somos edificados à medida que edificamos os outros. “O crescimento cristão é um esforço em equipe. Nós, cristãos, contudo, somos muito mais que uma equipe, somos membros de um mesmo corpo.” (JAMIESON, BOBBY. Sã doutrina: Como uma igreja cresce no amor e na santidade de Deus (9 Marcas). Vida Nova. Edição do Kindle, 2016, p. 24)


“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”(Atos 2:42)


Pr. João Antônio Pereira Neto.