Pode se dizer que somos uma geração que não gosta de “regras”, mesmo que seja para o nosso bem. Não fomos ensinados a sujeitar às leis. Por conta desta quase aversão a leis, na década de sessenta surgiu um movimento chamado ‘hippie’. Eram jovens bem conscientes que se dispunham a viver de forma mais livre possível, quebrando as normas da família tradicional, em favor de algo erradamente conceituado como liberdade. Tal movimento durou mais de uma década. Depois dele nasceu outro sentimento que levou as pessoas a investirem em “ser feliz” – O que importa desta vez é a sensação de felicidade. Você faz o que promove felicidade pessoal, mesmo que isso venha a ferir ou agredir o conceito do próximo.
Vez por outra tais movimentos surgem ou ressurgem com força e depois passam. São como ciclos que vão e vêm. Salomão já havia nos falado: “O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol” (Ec 1.9). O cientista francês Antoine Lavoisier (1743 – 1794), quase parafraseando Salomão disse: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” O nosso Senhor, que tem conhecimento de todas as épocas, de todas as culturas, dos mais vastos estilos de vida, bem como tem ciência desta busca desenfreada que os homens têm por liberdade, felicidade, renovação, satisfação etc., muito antes de tudo isso, nos deixou dez mandamentos para nortear a vida de todos os seres humanos, levando-os a uma satisfação para a alma de cada um. Tais mandamentos não visavam o bem-estar do Senhor como legislador, mas de todo o povo ao obedecer, como Ele mesmo: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” (Is 1.19).
Vejamos os mandamentos sob a ótica da bondade do Senhor e do seu amor para com todos nós:
1º “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3)
EXCLUSIVIDADE;
2º “Não farás para ti imagem de escultura” – (Ex 20.4)
SUBMISSÃO;
3º “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus, em vão” – (Ex 20.7)
PALAVRA;
4º “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” – (Ex 20.8)
REFLEXÃO;
5º “Honra teu pai e tua mãe” (Ex 20.12)
OBEDIÊNCIA;
6º “Não matarás” (Ex 20.13)
VIDA;
7º “Não adulterarás” (Ex 20.14)
PUREZA;
8º “Não furtarás” (Ex 20.15)
DIVISÃO;
9º “Não dirás falso testemunho” (Ex 20.16)
DOMÍNIO;
10º “Não cobiçarás”
CONTENTAMENTO;
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” (Jo 14.21-22). “Ah! Se tivesses dado ouvido aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.” (Is 48.18)
Pr. Valdemberg Viana