Mais Pastorais

“ESCOLHEI VÓS”

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos...” Is 55.8


Hoje, toda a nação brasileira irá as urnas para escolher os Prefeitos e Vereadores para o Brasil. Revelamos nossa necessidade de luz de Deus e discernimento para votarmos segundo Deus. Lembre-se que uma má escolha irá influenciar toda uma cidade.


Quando Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira de futebol, convocou os jogadores para as eliminatórias da Copa, escolheu os melhores de cada posição, mesmo que eles não fossem bons pais, cidadãos modelos, ou que falhassem na declaração do IR. Cada um de nós tem seus próprios conceitos e critérios, que vão desde a escolha do mercado para fazer compras até a faculdade para o filho. Os critérios de Deus a todas as coisas e pessoas são diferentes dos humanos, e isto fica claro em Is 55.8. Ele diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor...”, e a razão para isso Deus explica dizendo: “porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55.9).


Está claro que não sabemos escolher, e por isso escolhemos mal: a história nos mostra isso. Escolhemos uma fruta que não podia ser escolhida (Gn 2.15-17); escolhemos a campina do Jordão em vez de Canaã (Gn 13.8-11); escolhemos murmurar em vez de adorar (Ex 16.11); tendemos a escolher por vistas em vez de pela fé (1Sm 16.7); escolhemos um ladrão em vez do Rei dos reis (Mt 27.17,21); escolhemos Matias para o lugar de Judas em vez de esperar (At 1.21-26);


Sempre que os homens escolhem com base em si, inclinando-se pela aparência como fez Samuel, ou pela pressa do tempo, como a Igreja de Jerusalém; ou pelo apelo popular como Pilatos; fatalmente erraremos. Seis de outubro de 2024, chegou o momento de votar em alguém para Prefeito e outro para Vereador de SJCampos. Já oramos, ouvimos as propostas de cada candidato, soubemos de seus valores bem como da plataforma de suas atividades, chegou o momento de votar. Por favor, observe os princípios de cada candidato e alinhe-os com a Palavra de Deus. Quero lhe dar dois conselhos para suas escolhas no momento de deixar seu voto na urna:


DEPENDÊNCIA DE DEUS - “Eu é que sei” (Jr 29.11). Deus sabe e escolhe pelo que sabe, Ele capacita os escolhidos, como fez com Davi, Saulo, Samuel, Pedro, Gedeão, e com todos nós. “Venha o teu reino e faça-se a tua vontade” (Mt 6.10). Dependência de Deus nos levará a entender a Sua mente e fazer segundo a Sua vontade. Depender de Deus é se inclinar para Ele, só para Ele. É render-se, mesmo que isso nos custe; é renunciar a si e sua vontade em favor dele. “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele ...” (1Pd 5.6).


DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS - “porque sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15.5). Você já escolheu servir a Deus, agora escolha depender dele, escolha ouvir o Senhor e obedecê-lo. Escolha orar para decidir segundo ele. Escolha conhecer os princípios de Deus e observá-los nas suas escolhas no dia de hoje. Como somente Deus conhece o coração, a melhor coisa é orar e depender dele para suas escolhas hoje; apenas não deixe de observar se estes homens temem a Deus e conservam seus valores! Isso é de grande importância para a paz de nossa cidade. Sendo Deus quem escolhe, não há vencido ou vencedor (Rm 8.37). Tenha certeza de que a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus”(Rm 12.2) prevalecerá.


Pr. Valdemberg Viana