FELIZ ANO NOVO - FELIZ 2024!

“E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas.” (Ap 21.5)


Chegou o tempo certo para desejar uns aos outros, que todas as coisas boas se renovem e que nos façam muito bem. Mas, quem tem este poder para fazer novas todas as coisas é nosso Senhor Jesus. Somente aquele que “está assentado no trono” e que diz: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim” (Ap 21. 6). Este, sim, tem o poder para realizar e renovar todas as coisas. Por isso vamos começar tudo de novo.


Não seria exagero dizer que a Bíblia é o livro dos começos. Deus não tem problemas com começos. Ele sempre está disposto a começar de novo. Sempre dá outra chance, e mostrou isso algumas vezes: O dilúvio (Gn 6.11- 22); na casa do oleiro (Jr 18.3-6); com povo de Israel no deserto; o profeta Eliseu não teve problema de começar e recomeçar, quando o milagre não aconteceu com o filho da sulamita; o próprio Adão teve chance de um novo começo quando Deus o procurou no Jardim do Éden. Jesus segue a mesma linha: a palavra a Pedro acerca do perdão, nos faz entender que devemos começar sempre (Mt 18.21-22); quando os discípulos voltaram à pescaria, falharam outra vez, e Jesus os procurou dando-lhes um novo começo: “Lancem a rede à direita do barco e achareis” (Jo 21.3-6). Um dia Jesus planejou ir a Jerusalém, passando por Samaria, e pediu pouso que lhe foi negado. Os discípulos queriam pedir fogo e destruí-los, mas Jesus os ensinou e foram para outra aldeia (Lc 9.51-56).


Nós sempre temos problemas com o recomeço; não gostamos de reiniciar, principalmente depois de várias tentativas sem sucesso. Temos um limite de paciência para ensinar os filhos, temos pouca perseverança para perdoar erros repetitivos, nos falta paciência com os pecados que outros cometem e que não estão na nossa área de fraqueza. Somos intolerantes com falhas que não cometemos. Recomeços precisam acontecer, tantos quantos forem necessários. Não tenha medo de perdoar, sob o risco de ter que perdoar outras vezes. Deus fez e fará isso conosco. O pródigo tinha razões que lhe asseguravam que podia voltar para recomeçar. Na casa do seu pai tinha pão com fartura; tinha perdão com abundância; tinha festas e danças o tempo inteiro. E sabia que, mesmo tendo saído como saiu, feito o que fez, o pai poderia recebê-lo. O problema poderia ser com o irmão, nunca com o pai. Ele planejou o recomeço e pôs em ação seu projeto (Lc 15.17-32)


Os textos que foram lidos nos mostram histórias de recomeço, e o amor de Deus em começar de novo. Para Ele não existe essa ideia de “outra vez?”. Nós podemos até não querer recomeçar, ter dificuldade para reiniciar, ou ter problema com isso. Deus não tem. Ele está sempre disposto a perdoar e começar outra vez.


E que venha 2024! Nós nos disporemos e sairemos das “quatro paredes” para falar e para revelar o amor e perdão do Senhor Jesus Cristo. Falar que Jesus quer começar e abençoar outra vez, e outra vez e outra vez. Ele fará tudo novo! Vamos entrar em 2024 com disposição para amar e perdoar, e de falar deste amor e perdão de Jesus para as pessoas que ainda não o são, para que se tornem filhos de Deus.


Pr. Valdemberg Viana