ICEB 121 ANOS

“Tributai ao Senhor, fi lhos de Deus, tributai ao Senhor glória e força.” (Sl 29.1)


Nos últimos cento e vinte e um anos a ICEB fez a Obra de Deus com todos os recursos do Senhor: Deu início a novas igrejas, abriu novos campos missionários, preparou um povo separado e vocacionado, despertou em toda membresia um sentimento de fidelidade às Escrituras, desenvolveu o senso de maior compromisso com a Obra do Senhor através da divulgação do Evangelho de Jesus Cristo. Passamos abaixo a numerar um pouco dessa obra:


MISSÕES TRANSCULTURAIS - Parte de três frentes missionárias em 1999. Por entender ser essa a vontade de Deus, o Concílio Nacional de 1999, em Serra Negra (SP), aprovou a abertura de duas frentes missionárias transculturais.
A MEAN eleita naquele momento se pôs a cumprir a missão. Essa experiência marcou o ministério da ICEB para sempre. Ela nunca mais foi a mesma. De lá para cá, essa prática se multiplicou e rendeu muitos frutos: Em 2001 a ICEB se fez presente em Moçambique (África). Em 2003, instalou uma base em Dondo (África). Em 1999 eram apenas três famílias de missionários, hoje, são dezessete famílias e mais cinco solteiros. Temos que reconhecer e agradecer a Deus por vocacionar, chamar, preparar e enviar missionários.


PLANTAÇÃO DE IGREJAS - Tem sido permanente o esforço denominacional para plantar novas igrejas no Brasil como também em outros países. Na fusão denominacional em 1979, éramos 69 igrejas e 48 pastores; na celebração dos 100 anos em 2001, éramos 180 igrejas e 230 pastores/educadoras cristãs e missionários.
Hoje somos 509 pastores, 60 missionários, 56 educadoras cristãs. Hoje temos 13 famílias envolvidas com plantação de igrejas no Brasil, e onze fora do país.


PREPARO TEOLÓGICO - O nosso Seminário (SETECEB) tem passado por sucessivas mudanças físicas, curriculares e sobretudo no nível acadêmico dos professores e, por extensão, para os seus formandos. Recentemente o Seminário firmou parceria com a Tyndale House, (Cambridge), visando dar aos seus professores chances para temporadas de mergulhos teológicos sem custo. Os professores Franck e Tiago Leite, (Diretor do Seminário), já foram beneficiados com dois e três meses respectivamente. Assim, o patamar do ensino tende a subir.


EDUCAÇÃO CRISTÃ - Graças a Deus essa área avançou muito a partir dos anos 80. A ECE (Editora Cristã Evangélica) se tornou uma missão autossustentável a serviço do Reino de Deus. Movida pela graça de Deus e pelas orações de seu povo, a Editora está presente em todos os estados brasileiros e em várias partes do mundo com publicações de ensino bíblico em português e espanhol. Suas revistas atualmente são usadas por mais de quarenta mil igrejas, centenas de escolas e milhares de famílias. Seu ministério ainda oferece capacitação presencial e on-line para pais, pastores, educadoras cristãs e professores. A atual diretoria está servindo na Editora por mais de catorze anos. O ministério da Editora tem sido alvo das bênçãos para todos, tanto no Brasil como fora dele, e certamente isso tem glorificado o Senhor. Em 2020 a Editora experimentou muitas angústias devido à pandemia do Coronavírus. A receita foi muito menor do que as despesas. Mesmo assim o ministério avançou de forma exponencial com a distribuição de materiais digitais grátis. Foi feito investimento de um milhão do capital de giro para manter a Editora de pé, e também redução de carga horária e de salários. Em 2021, aos poucos, superou a fase crítica e fechou no azul. Já em 2022, as Igrejas retomaram os cultos presenciais e, com isso, Deus nos deu melhora significativa da receita e mais de 7 mil novos clientes chegaram. Já recuperamos boa parte do que investimos. Damos graças a Deus que nos tem dado tantas vitórias.


Pr. Abimael de Souza