INVESTINDO EM SER SANTO NA ESCOLA

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis quem seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Romanos 12.1-2


Vivemos em um mundo onde nós cristãos somos bombardeados por tentações em todos os lugares e em todos os momentos, seja na escola, no trabalho ou nas nossas próprias casas. E esses bombardeios podem nos levar à queda, pois estamos sujeitos a cair em pecado. Na faculdade não é diferente, a luta para nos mantermos longe do pecado é diária e constante. É difícil conviver com pessoas que não possuem a mesma fé e os mesmos princípios que nós. Por não entenderem o que é ser cristão, nem o porquê dos ideais e princípios da fé na procura pela santidade, acabam sendo pedra de tropeço na nossa caminhada cristã.


Assim sendo, os cristãos nas escolas e faculdades recebem os mais estranhos convites: desde pequenas festas entre colegas de turma, até rodas de conversa em que o objetivo é afastar o cristão do Caminho. A influência vai das conversas impróprias e capciosas, às palavras de baixo calão. É um caminho tortuoso que incentiva desde colar na prova até o uso drogas ilícitas. Tudo isso é feito dentro de uma normalidade assustadora para quem conhece e serve Jesus. Tais coisas sendo vistas e ouvidas diariamente, tendem a tornar-se cada vez mais normal, pois, querendo ou não, apegam-se na mente e no coração. Por estar despreparados para esta batalha, muitos não conseguem suportar a pressão e cedem às tentações. As lutas diárias entre a carne e o espírito são intensas na vida de quem frequenta escola e faculdade. Isso faz surgir uma pergunta: Como vencer essa luta? Como podemos nos manter fiéis a Deus se todos os dias somos influenciados pelo mal?


Mateus 16.24-26, diz: “Então, Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém que vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”. Deste modo, o que Jesus está dizendo é que, para viver uma vida eterna com Ele, é necessário que o cristão se negue a si mesmo, guarde-se da vida aqui da Terra, ou seja, deixe de lado os próprios desejos para viver inteiramente para Ele, porque não adianta nada ganhar tudo deste mundo passageiro e perder a alma, isto é, a eternidade ao lado do Pai.


Portanto, a resposta para sermos fiéis a Deus e conseguirmos buscar a santidade na escola, na faculdade e em todos os lugares o tempo todo, é procurar ter mais intimidade com Deus, investir no relacionamento com Ele todos os dias, manter uma vida diária de oração, lendo e meditando na sua palavra, fortalecendo sua comunhão com os irmãos e juntos buscando a Deus. Tais coisas precisam acontecer todos os dias e não somente aos domingos na igreja. Porque quanto mais perto de Jesus nós estivermos, mais parecidos com Ele seremos, e assim, mais fortes estaremos para suportar as tentações que somos submetidos no nosso dia a dia.


Julia Pedrosa M. de Campos