INVESTINDO EM SER SANTO NAS LUTAS DIÁRIAS

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33)


O Apóstolo Paulo, em sua carta aos efésios, nos ensina que a “a nossa luta não é contra carne e sangue, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal...” (Ef 6.12). Contra esta luta, nossas armas não podem ser carnais, porque estamos lutando contra um sistema, uma filosofia de um mundo humanista, onde o homem tem tomado o lugar de Deus.


Destaco aqui uma das partes da armadura de Deus que pode nos levar a santificar várias áreas de nossas vidas. “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.” (Ef 5.17).


Em sua oração sacerdotal (Jo17.17), Jesus disse: “Santificados na verdade; a Tua Palavra é a verdade.” Jesus também se declarou como A VERDADE em João 14.6, portanto, para vencermos nossas lutas diárias, precisamos conhecer Jesus e obedecer sua Palavra.
Destaco aqui três áreas de nossas vidas que precisam ser santificadas, ou seja, separadas para a glória de Deus. Desta forma, teremos vidas, famílias e igrejas transformadas e saudáveis.


A primeira área tem a ver com aquilo que falamos, ou seja, a nossa língua, pois deve ser usada para a glória de Deus e não para proferir palavras torpes. Devemos substituir nossas críticas por palavras que edificam aqueles que nos ouvem.
Devemos abandonar toda mentira e falsidade, substituindo pela verdade e transparência. Não devemos usar nossa liberdade para darmos ocasião à carne (Ef 5.25-29).


A segunda área está relacionada às nossas emoções: a ira deve ser substituída por palavras brandas (Pv 15.1). No lugar do medo precisamos praticar a fé, a confiança em Deus“... não temas, nem te espantes...” (Js 1.9). A ansiedade, a preocupação devem dar lugar à oração, conforme o ensino de Paulo aos filipenses.
A amargura deve ser combatida pelo perdão (Hb 12.15 e Ef 4.32).


A terceira área se manifesta pela maneira como andamos, com o nosso comportamento diário.


Precisamos andar em sabedoria e não como néscios (Ef 5.15). Andando em amor, praticaremos o serviço de uns para com os outros. Devemos andar longe da impureza, dos deboches, das coisas inconvenientes, não segundo o conselho dos ímpios como nos ensina o salmista (Sl 1.1).


Enfim, devemos andar na luz, andar como Jesus e sua Palavra. Devemos nos perguntar diariamente: o que Ele faria se estivesse no nosso lugar? Devemos avaliar nossas situações de acordo com o ensino da Palavra.


Viver em santificação é viver focado na Palavra de Deus e seus ensinos. Podemos ter muitas lutas, aflições, mas podemos ter certeza de que o Senhor livra aqueles que são
justos, de todas elas. (Sl 34.19)


Concluo esta reflexão com o ensino de Paulo aos filipenses: “...esquecendo-me das coisas que ficam para trás... prossigo para o alvo” (Fp 3.13,14) porque esta é a vontade de Deus: a nossa santificação.


Márcia R. Daga de Souza