JESUS NA TEMPESTADE QUANDO O VENTO É CONTRÁRIO!

Este conhecido texto nos fala que, mesmo sendo crentes, podemos enfrentar algumas crises bem fortes; e que, mesmo estando com Jesus no barco, este barco pode sofrer altercações que nos levem a passar por grandes lutas. Numa outra ocasião o Senhor Jesus embarca com eles e dorme; de repente uma tempestade chega e o barco parece que vai afundar. Aqui vem uma tempestade e Jesus não estava com eles. Aprendemos que as tempestades são naturais e acontecem; aprendemos que Jesus não estando fisicamente ou mesmo que pareça estar dormindo, Ele age e reage.


Os discípulos saíram do ponto ‘A’ para o ponto ‘B’ e no meio do percurso acontece uma inesperada tempestade. Isso é natural e pode vir a qualquer um de nós como um desemprego, uma cirurgia repentina, um acidente, um débito não programado, uma perda irreparável. A tempestade aparece e eles são pegos de surpresa, justo quando obedeceram a ordem de Jesus de sair. É provável que eles acreditaram que, por obedecerem a Jesus, nada de mal poderia acontecer. Estavam certos disso. Por isso a tempestade não era esperada, a crise não era prevista. Além do mais, aquela travessia era algo que estavam acostumados a fazer. Jesus os manda para o mar e fica com o povo em terra firme. Eles obedecem e partem. Era a Obra de Jesus. Nada poderia dar errado! E eles estavam obedecendo! Vejamos algumas observações importantes e pertinentes ao texto:


O SILÊNCIO (14.22). O Senhor não revelou o que iria acontecer, apenas os mandou passar para o outro lado do mar sozinho. Os discípulos podiam até não entender o porquê da ordem, mas obedeceram. Como você reage quando faz uma pergunta e não recebe resposta? Como reage ao silêncio do filho, quando o chama, e ele não atende? Que sentimento vem à tua mente quando ora e parece que Deus não ouviu? “Até quando Senhor?” (Sl ???) No texto o Senhor Jesus os manda atravessar e não vai com eles (14.22). Isso já aconteceu com Moisés: “Se tua presença não vai comigo, não nos faça sair deste lugar” (Ex 33.3,15). Quando o silêncio vem de Deus doem todas as juntas. Alguns, não suportando esse silêncio, se cercam de recursos para levar Jesus a agir ou reagir: oração com jejum; oração de madrugada; corrente de sete dias; jejum de Daniel etc. O que você faz quando o Deus se cala? Quando Deus no VT se calou, alguns profetas resolveram falar em seu nome e Jeremias denuncia esses profetas; Ezequiel denuncia pastores que falam o que Deus não mandou.


A SOLIDÃO (14.23). O silêncio trouxe consigo a solidão. Solidão e silencio é quando não há respostas às nossas perguntas; é quando o céu parece que faz greve às nossas orações; é quando gritamos sem eco, ou nos sentimos abandonados. Creio que a pior solidão é a que passamos com muita gente ao nosso redor, mas ninguém compartilha o mesmo sentimento, a mesma dor. Este já é conhecido como o século da solidão. Mais de 7 bilhões de pessoas e estamos sós. Às vezes parece que somos invisíveis. Neste momento precisamos entender que a promessa de Jesus para nós é “estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28.20), e, “não vos deixarei órfãos” (Jo 14.18).


O MEDO (14.26). Sentindo-se sozinhos o medo dos discípulos aflora e nem reconhecem o Senhor que se aproxima. Mas Ele os acudiu na hora dizendo: “não tenham medo, sou eu”, e, “não temais ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino” (Lc 12.32) Quando o vento for contrário, recorra ao Senhor Jesus e fique com Ele.

Pr Valdemberg Viana