JESUS - NOSSO CORDEIRO PASCAL

Numa certa casa moravam muitos irmãos e viviam em paz. Certo dia veio alguém àquela casa e ameaçava a todos por conta de dívidas que eles tinham contraído. Na verdade, a dívida era muito alta e não tinham como pagar. O cobrador sabia que não tinham como sanar a dívida, por isso os ameaçava, ofendia muito, e prometeu matar a todos. No meio de todas ofensas e impropérios que eram ditos, entra uma pessoa naquela casa e diz que pagou toda conta, e que o cobrador pode parar de ameaçar e se retirar. A realidade da conta paga não traz alegria ao cobrador que, no meio do nervosismo e já alterado, resolve sacar uma arma e atira. O homem que havia pagado a conta entra na direção da bala e morre no lugar de um morador da casa.


Percebendo que acertou um inocente, o cobrador corre fugindo do local. Alegria e tristeza se misturam nos sentimentos daquela família: “Este homem pagou toda a nossa dívida, além disso, morreu em nosso lugar. Quem era ele? Por que pagou toda dívida? Por que se colocou na frente da bala??? Dias depois descobrem que aquele bom moço havia deixado uma carta para a família. Todos queriam ler e saber o que estava escrito. Estavam curiosos para saber o porquê aquele moço haver pago a conta e se colocado à frente da bala. Esta história soa familiar? Alguma semelhança não é mera coincidência. Guardadas as devidas proporções, o Senhor Jesus pagou toda nossa dívida morrendo em nosso lugar.


JESUS, ELE MORREU E MORREU POR NÓS - (Jo 19.30) “Está consumado”. Todos sabiam que Ele era inocente: A mulher de Pilatos, o governador, os discípulos ali presentes, os soldados que acompanharam, todo o povo, os ladrões na cruz. Sem exceção alguma, todos davam testemunho de Jesus afi rmando que Ele não tinha culpa. Por que então Ele foi condenado e morreu?


Havia uma dívida e era contra nós (Cl 2.13-14: Ele pagou. Havia muita culpa e sentimento de culpa: Ele removeu. Havia pecado, transgressão, mentira, ciúme, crime, adultério, fraude, roubo, engano, corrupção: Ele perdoou. Havia condenação por causa de todos esses erros: Ele cancelou. Por que Ele fez isso? Será que pagou nossa dívida, removeu nossa culpa, perdoou nosso pecado, cancelou nossa condenação e fez tudo Ano XLIII 17 de Abril de 2022 Nº 2.235 BOLETIM DOMINICAL JESUS - NOSSO CORDEIRO PASCAL isso porque somos bonzinhos? – NÃO, claro que não! (Rm 3.10-20). Será que Ele fez tudo isso porque precisava de nós para pregar o seu Reino? Também NÃO. Ele o fez por amor de si mesmo (Is 43.25-26). ELE TEM AMOR, E PÔDE FAZER O QUE FEZ. Ele morreu por nós, para que não morrêssemos: “Que sendo rico, se fez pobre, para que pela sua pobreza, vos tornásseis ricos" (2Co 8.9).


Todas as provas atestam que Jesus morreu: A terra reagiu (Mt 27.51- 53); os soldados testemunharam (Mc 15.44-45); José de Arimateia o embalsamou (Mt 27.59-60); as mulheres viram tudo (Lc 23.55). Ele morreu!


JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS - (Lc 24.4-6) “Ele não está aqui”. A boa notícia é que Ele venceu a morte: “Ele ressuscitou, lembrai-vos de como vos preveniu” (Lc 24.6). A maior e a melhor notícia que poderíamos dar é esta. Esta notícia nos tira o peso da culpa por Sua morte, nos alegra porque ele venceu, e nos motiva a passar adiante esta informação. Ela reabilita, restaura, redireciona. Esta notícia salva!


Esta Ressurreição tem provas concretas, sinais claros e visíveis. A esperança dos discípulos embora ofuscada pela morte (21); o testemunho de algumas mulheres conhecidas (22); a visão dos anjos confirmando a Ressurreição (23); a palavra de discípulos verificando a exatidão das notícias (24); o que diz as Escrituras sobre a Ressurreição (27b).


Comemoramos hoje a Ressurreição de Cristo. Ele é a nossa vitória e nossa garantia de Vida Eterna. Aleluia! Pr. Valdemberg Viana