MÊS DAS MÃES

A nossa santifi cação tem tudo a ver com a graça de Deus.
“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santifi cação” (1Ts 4.3)


Santificação é um assunto que mexe com nossa cabeça e com o nosso coração. De um lado, pensando de forma racional, descobrimos de imediato a nossa limitação e incapacidade de nos tornarmos pessoas santas, puras vivendo em um mundo atolado na imoralidade, nas impurezas e nos prazeres da carne. Do outro lado, temos o conhecimento da verdade e da maravilhosa obra de redenção na nossa vida, a experiência do novo nascimento, e ao mesmo tempo um comodismo e um conformismo muito grandes que nos têm impedido de alcançar uma vida espiritual vitoriosa e frutífera.


Concluímos então, rapidamente, que santifi cação tem a ver com o exercício efi ciente da fé e dos dons espirituais explicitados em atitudes práticas que resultem na honra
e na glória de Deus. No Antigo Testamento, por repetidas vezes vemos a expressão “Sejam santos, pois eu, o Senhor, sou santo.” (Lv 20.7, 26).


Temos uma ideia clara da santidade de Deus e da nossa limitação, quando vemos o cuidado e o zelo de Moisés em seguir os protocolos para se comunicar com Deus na tenda do encontro buscando a direção certa para conduzir o povo (Nm.7.89). Ele
compreendia bem o tamanho da santidade de Deus, por isso se limitava a obedecer. Ouvia com clareza a voz de Deus vinda do Santo dos Santos, mas não podia entrar lá, porque o lugar separado pela grossa cortina só podia ser frequentado uma vez
por ano pelo Sumo Sacerdote. (Lv.16).


Em Josué 3.5 vemos a ordem de Deus para que o povo se santifi casse a fi m de verem as maravilhas de Deus no meio deles. Enfim, está claro para nós que a nossa santifi cação sempre agradará a Deus para que possamos nos aproximar da Sua doce e santa presença.


Passando para o Novo Testamento, já pararam para pensar no privilégio que temos de ouvir a voz de Deus todos os dias sem o risco de sermos exterminados de sua presença santa? Ao abrirmos a sua Palavra vamos nos deparar com o perfeito cumprimento do seu plano, completamente recheado de amor, misericórdia e graça. O Cordeiro sem defeito foi morto no nosso lugar. O sacrifício foi completo. Tudo pela Graça. Simplesmente Graça, por meio de nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, que nos trouxe a nova aliança, o novo caminho, a nova vida, por meio de sua própria vida entregue a nós como expiação pelos nossos pecados.


Vejam este texto: Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo. Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo (Hb.10.19-22).


Não temos mais desculpas irmãos. Basta abrirmos, primeiramente, o nosso coração e nossa mente para mudanças, e em seguida a Palavra de Deus para ouvirmos e praticar o que Ele espera de cada um de nós: uma vida de santificação continuada até o dia quando estaremos para sempre com o Senhor.


Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso (Hb.4.16).


Prof ª. Aélia Cavalcante