O DIA DA BÍBLIA!

“Ó terra, terra, terra! Ouve a Palavra de Senhor”. Jr 22.29


A primeira e grande necessidade de toda a terra não é de segurança, ou de paz, ou de alimento, de alegria, ou de qualquer outra coisa senão de Deus. O mundo carece de Jesus, e esta carência produz todas as outras. “Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas que não retêm as águas” (Jr 2.13). Precisamos fazer algo para levar o mundo de volta aos trilhos, e Deus mostra a direção; e Ele o faz através de Sua palavra pois ela é o livro para todas as questões da vida.


Para nossa informação, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, pelo Bispo Cranmer, na Grã-Bretanha.


O objetivo da criação desta data foi para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos.


Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em 1948, no Monumento do Ipiranga, aqui em São Paulo (SP).


E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas desempenhado pela SBB, o Dia da Bíblia tem sido comemorado no segundo domingo de dezembro. A partir de dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.


A Bíblia é o livro para todos os humanos e não apenas para os crentes; é o livro de todos os dias, e não apenas do domingo; é o livro de todas as horas e áreas, e não apenas para uma área. A Bíblia direciona e ensina sobre todos os assuntos, desde os mais antigos até os ultramodernos. Ela direcione a vida espiritual dos crentes; ela ilumina a vida familiar pacificando os cônjuges; ela direciona as ações da Igreja na condução do culto, na capacitação da liderança, na disciplina de membros, no discernimento de posturas, no enriquecimento de aulas da EBD, no fortalecimento da fé, no ensino da vontade e dos princípios de Deus...


“lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” (Sl 119.105).


Ela nos fala de Jesus e mostra o caminho que leva ao Pai; ela nos estimula à vida em santidade; ela nos fala sobre a conduta do funcionário e do patrão na empresa; ela nos ensina sobre a vida social. A Bíblia tem conselhos sábios sobre todas as ocasiões da vida: sobre o comer coisas que se vendem no mercado; sobre o que falar em cada ocasião, desde o dia no tribunal até a festa de aniversário do governador; sobre a quantidade de visitas ao vizinho até como investir na vida conjugal; sobre o ensino aos filhos e o tratamento para o pecado do homem.


A Bíblia fala de Jesus e fala das lutas do povo de Deus; fala de um descanso prometido e fala das belezas do céu. Por isso o apelo de Jeremias: “Ó terra, terra, terra! Ouve a Palavra de Senhor”. Jr 22.29.


Pr. Valdemberg Viana