OS BENEFÍCIOS DA COMUNHÃO

A palavra “comunhão” no Novo Testamento é a tradução do substantivo grego “koinonia”. Esse termo tem uma gama de significados, a depender do contexto usado pelos autores inspirados. Por exemplo, em Gálatas 2.9, “koinonia” expressa a ideia de união, um reconhecimento do ministério de Paulo e Barnabé junto à igreja em Jerusalém.


Em outros textos, “koinonia” significa o mesmo que “relacionamento / aliança / união” com Deus (1Co 1.9; 2 Co 13.13; 1 Jo 1.3). No que se refere à comunhão entre os irmãos,
“koinonia” traz a ideia de compartilhar, de ter algo em comum (At 2.42).


Nesse último aspecto, ter comunhão envolve estar em um relacionamento de mutualidade em que temos coisas em comum e as compartilhamos pelo bem dos outros.


Ter comunhão é muito mais do que desfrutar momentos de descontração e lazer junto com os irmãos. Ter comunhão é viver a vida cristã juntos!

Essa é a comunhão que Deus espera de nós como igreja local (e quando houver oportunidade, como igreja universal).


A comunhão nos auxilia de diversas formas. Nela encontramos um sentido de identidade corporativa. Em outras palavras, quando fazemos parte de uma igreja local (o que implica em termos comunhão com aqueles irmãos) temos um tipo de “senso de pertencimento: “esta é a minha igreja”, “estes são os meus irmãos”, “eu faço parte”.


A comunhão nos auxilia no processo de crescimento à imagem e semelhança de Cristo. Os dons dos outros nos beneficiarão, e os nossos serão úteis para o desenvolvimento
dos outros. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até
que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”Cristo”(Ef 4.11-13).


De modo específico, a comunhão nos estimula no amor e nas boas obras "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras Não deixando de congregar como é costume de alguns”alguns” (Hb 10.24-25 a) A comunhão nos estimula a vivermos para a glória de Deus, pois ao estarmos juntos (em comunhão diante do Senhor) recebemos admoestações para permanecermos juntos até o dia de Cristo”Cristo”(Hb 10.25 b).


Ter comunhão é viver a vida cristã juntos Embora a salvação seja individual, a vida cristã deve ser vivida em comunhão Daí a importância da igreja local Certamente, podemos e devemos ter comunhão com outras igrejas e até outras denominações Contudo, é na igreja local que experimentamos os benefícios da comunhão mais efetivamente, tanto para dar como para receber Você está em comunhão com os irmãos?


Você tem experimentado os auxílios da “ Você tem compartilhado a vida cristã ou tem
vivido sozinho?


Pr. Vinícius Ferreira
ICE Nova Vida SP