OS CINCO PILARES DA REFORMA PARA HOJE

A Reforma foi uma volta aos alicerces da igreja primitiva. Com o passar dos anos, a igreja tinha colocado a sua confi ança nos homens, no dinheiro, nos dogmas, nos concílios, e já havia passado da hora de voltar aos princípios bíblicos. Vestindo a capa dos reformadores, devemos zelar, como eles, pelos cinco principais alicerces da igreja de Cristo. Ainda hoje, nós precisamos da base doutrinária dos reformadores para que a nossa igreja seja edifi cada sobre um alicerce seguro. Os pilares da igreja de ontem e de hoje são:


I – SOMENTE A ESCRITURA (SOLA SCRIPTURA) - A Bíblia é a Palavra de Deus, e é sufi ciente para a nossa completa edifi cação espiritual. Não é a Bíblia mais os dogmas, não é a Bíblia e as revelações humanas; não é a Bíblia e qualquer outro livro. Paulo nos orienta em Gálatas 1.8 que ainda que nós mesmos ou um anjo vindo do céu vos pregue o evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. A Bíblia é a nossa bússola, o nosso manual, o nosso mapa. Ela que é a lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl. 119.105). “Errais não conhecendo as Escrituras” (Mt 22.29)


II – SOMENTE CRISTO (SOLUS CHRISTUS) - Os reformadores redescobriram que o centro de todas as coisas é o Senhor Jesus (Cl 1.16-19). Não é Jesus e o papa; não é Jesus e o pastor; não é Jesus e um guia. Jesus é o modelo, a meta, o fundamento, o início e o fi m. Nós devemos olhar para Ele somente (Hb. 12.1-2). Ele não é apenas um profeta; Ele não é um espírito evoluído; Ele não é apenas o fi lho de José e Maria; Ele é Deus. A nossa salvação só depende de Jesus e Sua morte na cruz. A forma de reforma é a Cruz de Cristo.


III – SOMENTE A GRAÇA (SOLA GRATIA) - Ainda que acreditemos que só podemos ser salvos e obter algum favor divino pela graça de Deus, agimos como se não acreditássemos. Grande parte do mundo evangélico hoje age na pressuposição de que são bons e possuem direitos, e os reivindicam diante de Deus. Não temos direito algum diante de Deus. Não se faz barganha com Deus. Nada há em nós que nos faça aceitáveis diante de Deus, a não ser o Ano XLIV 05 de novembro de 2023 Nº 2.316 BOLETIM DOMINICAL OS CINCO PILARES DA REFORMA PARA HOJE Senhor Jesus em nós. Só o seu sangue nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7).


IV – SOMENTE A FÉ (SOLA FIDE) - Os reformadores elaboraram sua proposta em cima da tese de que a compreensão intelectual das Escrituras não pode salvar. É preciso ir além da razão. É preciso permitir que o Espírito Santo faça brotar uma fé salvadora na alma do homem. O texto que pulou para a mente de Martinho Lutero foi: “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). É bom lembrar que a fé não tem poder intrínseco. Hoje, algumas pessoas querem ser salvas por uma confissão positiva que não passa de um exercício mental ineficaz para a salvação.


V – A GLÓRIA DE DEUS (SOLI DEO GLÓRIA) - Toda glória na terra deve ser dada somente a Deus (1Co10.31). Devemos tomar todo cuidado para não transformar o culto em uma espécie de “show” que busca agradar aos homens, ou atribuir a quem quer que seja a glória que deve ser dada somente a Deus. A igreja é de Jesus (Mt 16.18). Somos apenas os seus cooperadores e cada um de nós deve tomar cuidado com a maneira de a edificarmos.


A igreja tem os seus pilares: Somente a Escritura, somente Cristo, somente a Graça, somente a Fé e somente a Glória de Deus. Devemos prestar bastante atenção: “Conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” (Ap 3.11). Que guardemos a nossa fé tão viva como fizeram os reformadores, permanecendo naquilo que temos aprendido (1Tm 3.14).


Pr. Luiz César Presidente da ICEB