PAZ VERDADEIRA

“Mas o fruto do Espírito é… paz.” (Gálatas 5.22)


A paz é uma evidência clara da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Ela nos transforma e nos guia a viver em paz com Deus, conosco e com os outros. Vamos refl etir sobre a paz em três dimensões: com Deus, em meio às dificuldades e em nossos relacionamentos.


1. Paz com Deus: Antes de Jesus, éramos inimigos de Deus, mas Ele reconciliou tudo por meio de Seu sacrifício. Isaías 53:5 nos lembra que o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e em Colossenses 1:20, Paulo explica que Jesus fez essa paz pelo sangue na cruz. A paz com Deus nos dá a confiança de nos aproximarmos dele com liberdade. Em Romanos 5:1-2, lemos que somos justificados pela fé e, assim, temos paz com Deus. Essa paz é um alicerce para nossa fé, nos dando segurança para viver na presença de Deus e nos alegrarmos pelo ministério da reconciliação com Deus.


2. Paz interior em meio às aflições: Jesus nos dá uma paz diferente da que o mundo oferece. Em João 14:27, Ele diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.” Essa paz divina é inabalável, mesmo em meio às dificuldades. Filipenses 4:7 descreve essa paz que excede todo entendimento, uma paz que guarda nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Não se trata da ausência de problemas, mas de uma tranquilidade profunda que permanece conosco em qualquer situação. Como canta o corinho: “Essa paz que eu sinto em minha alma não é porque tudo me vai bem, mas porque tenho ao meu Senhor.” A verdadeira paz não se baseia nas circunstâncias, mas em nossa confi ança em Deus, que está sempre ao nosso lado.


3. Paz para vivermos uns com os outros: Deus nos chama a viver em paz uns com os outros porque Ele é o “Deus da paz”. 1 Tessalonicenses 5:13 nos exorta a buscar essa paz, e em 1 Pedro 3:11, somos chamados a nos empenhar para alcançá-la. Apóstolo Paulo reconhece que nem sempre será possível ter paz com todos, mas enfatiza nossa responsabilidade de buscar e manter a paz. Em Romanos 12:18, ele diz: “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.” Em nossos lares, isso significa tratar nossos familiares com amor e respeito, evitando conflitos constantes e cultivando um ambiente de paz. Na igreja, o compromisso com a paz é essencial.


Um dos maiores obstáculos à paz na comunidade cristã é a maledicência. Falar mal dos outros alimenta atitudes que não vêm de Deus e é contrário ao fruto do Espírito. Em vez disso, devemos buscar a paz, esforçando-nos para construir relacionamentos saudáveis e evitar qualquer forma de fofoca. Portanto, Jesus é nossa fonte de paz. Por Ele temos paz com Deus, paz interior em meio às aflições e paz uns com os outros. Que possamos nos empenhar em buscar e viver essa paz em todas as áreas da nossa vida, permitindo que o fruto do Espírito floresça em nós e seja visível para todos.


Pr. João Antônio Pereira Neto.