PLANTANDO IGREJAS NO BRASIL E NO MUNDO

“Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1 Co 3.6)


A linguagem metafórica de 1Co 3.6 nos ensina que somos agricultores, a plantação é a igreja, e Deus é Deus, aquele que faz a igreja crescer. Maravilhoso, não? O processo parece ser natural, mas envolve muito trabalho. Para que uma igreja exista, três atividades devem acontecer.


A primeira delas é atividade do ‘plantador’, aquele que semeia a boa palavra. Em Atos 18.1-11 temos o relato de que o apóstolo Paulo permaneceu um ano e seis meses ensinando as Escrituras em Corinto (v.11). Além disso, vemos que Deus usou outras pessoas para auxiliá-lo (v.2,3,5).


Essa atividade do plantador consiste em anunciar o evangelho aos não crentes. “Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão Jesus Cristo e este crucificado” (1 Co 2.1-2).


A segunda atividade é a do ‘regador’, isto é, aquele que rega a boa semente para que se desenvolva e cresça. Paulo diz que Apolo foi quem regou a semente plantada em Corinto (3.6 - Veja também At 18.24-19.1). Podemos dizer que o próprio Paulo também estava “aguando” a plantação de Corinto quando enviou a carta que hoje temos em mãos.


Por fim, a terceira atividade para que uma igreja exista é a ação soberana de Deus. Essa afinal é a atividade determinante! Somente Ele dá o crescimento. Somente o Senhor pode produzir salvação. Somente Deus pode dar vida àqueles que estão mortos em seus delitos e pecados (Ef 2.1). Isso pode ser visto no encorajamento que Paulo recebeu do Senhor, que disse: “Não temas, pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade” (At 18.10).


A plantação de uma igreja envolve muito trabalho; trabalho este que é realizado por plantadores e regadores sob a mão poderosa de Deus dando crescimento. Paulo resume isso quando diz: “Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós” (1 Co 3.9).


A verdade é que Deus não precisa da nossa ajuda para nada. Jesus respondeu aos fariseus na ocasião de sua entrada triunfal em Jerusalém que, se os seus discípulos se calassem, até as pedras clamariam (Lc 19.40). Portanto, ser cooperador de Deus é um privilégio e Ele decidiu nos usar para a plantação de igrejas locais.


Por isso, plantar igrejas está em nosso DNA. Nos últimos 105 anos, nossa igreja plantou muitas igrejas em nossa região e atualmente temos igrejas em processo de plantação em Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Atibaia, Bragança Paulista, Tupã e Quatá. Além disso, o Ministério de Expansão em parceria com Missão Cristã Evangélica irá contribuir na plantação de uma igreja entre Povos Não Alcançados (PNA) na Índia.


Tudo isso te anima? Envolvase com os nossos projetos de plantação. Ore, conheça-os, oferte tempo e recursos. Sigamos em frente, plantando igrejas no Brasil e no mundo até o dia da grande colheita (Mt 13.30).


Pr. Vinícius Ferreira