QUEM DEVE TESTEMUNHAR OU EVANGELIZAR, E COMO FAZER?

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Sl 37.5


É obvio e muito claro que todos os cristãos verdadeiros devem evangelizar. Porém, da mesma forma como alguns dedicam suas vidas à obra evangelística, deixando suas casas, cidades, estados e países para pregar o Evangelho, há também os que permanecem em suas próprias cidades e desempenham um trabalho importante como testemunhas de Cristo. Jesus disse aos seus seguidores para serem suas testemunhas “tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1.8).


Uns percorreram o mundo, enquanto outros permaneceram em Jerusalém, porém todos cumpriram a tarefa delegada. Resumidamente, eis alguns dos principais requisitos que alguém deve ter para poder evangelizar corretamente: é preciso ter experimentado o poder transformador do Evangelho; é preciso ter o conhecimento e a clara compreensão do Evangelho; é preciso crer firmemente na veracidade e inerrância do Evangelho; é preciso ter plena consciência da importância do Evangelho, como uma questão de vida ou morte eterna. A evangelização, conforme os padrões bíblicos é, em sua essência, algo bem simples, porém podemos dizer que há alguns princípios fundamentais que norteiam a verdadeira maneira de como evangelizar.


Devemos evangelizar com simplicidade: evangelizar é simplesmente anunciar as Boas-Novas da Salvação. Devemos evangelizar com a mensagem certa: a evangelização precisa estar centrada na verdade sobre o pecado, na necessidade do arrependimento, e na fé no Cristo ressuscitado. Devemos evangelizar com uma mensagem clara: esse ponto complementa o anterior. Não adianta nada sabermos a mensagem correta que deve ser usada se não a transmitimos com clareza. O exemplo do Evangelista Filipe. 


O eunuco etíope estava lendo Isaías 53, uma profecia acerca da vinda do Messias. Filipe, de forma simples e clara, começou por essa passagem da Escritura e lhe anunciou Jesus. Devemos crer na mensagem que anunciamos: se não crermos fielmente na mensagem que estamos pregando, a ponto de, se necessário, arriscarmos nossas vidas por ela, não estaremos prontos para evangelizar. Devemos evangelizar com perseverança. Devemos evangelizar com conduta irrepreensível. Devemos evangelizar com urgência. Devemos evangelizar com convicção. Devemos evangelizar conscientes de nossa responsabilidade. Devemos evangelizar conscientes da soberania de Deus. A Bíblia diz que “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1Coríntios 12.3).


Finalmente, ao evangelizar, convide a pessoa a visitar a igreja; evangelizar não é simplesmente convidar alguém para ir à igreja; evangelizar é muito mais do que isso. Entretanto, ao final do evangelismo, você deve estender o convite para que a pessoa visite uma igreja, pode ser a igreja que você é membro, ou qualquer outra que tenha compromisso com a pregação do Evangelho genuíno. Devemos lembrar que estamos evangelizando em prol do reino de Deus, e não apenas de nossa comunidade local. Textos bíblicos para evangelização: Romanos 3.23; Mateus 26.26-28; João 3.16; Efésios 2.8,9; João 1.12-12


“Eis os milhões em trevas tão medonhas Jazem perdidos sem o Salvador! Oh! Quem irá as novas proclamando Que Deus em Cristo salva o pecador?” (SH 456)


Pr. José Roberto