"SANTIFICA-OS NA VERDADE ..." (JO 17.17)

É maravilhoso saber que o Senhor Jesus se interessa pela nossa santificação ao ponto de interceder ao Pai. Jesus orou por nossa santidade, e sabemos que o Pai sempre atende a oração do Filho (Jo 11.42). Esta passagem bíblica é consoladora e inspiradora para todo o que busca viver em santidade.


A segunda parte do versículo também é importante, apresentando o meio que Deus usa para nos santificar. Jesus disse: “santifica-os na verdade, a tua Palavra é a verdade”. Jesus parece dizer que a verdade e a palavra são a mesma coisa.


No evangelho de João, Jesus é descrito como o “logos” de Deus. Embora a maioria das versões em português traduzam como verbo, a melhor tradução para logos é “palavra”. “No princípio era o logos (palavra), e o logos (palavra) estava com Deus, e o logos (palavra) era Deus. Ele (logos/palavra) estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1.1-3).


Além do próprio Senhor Jesus, a palavra encarnada (Jo 1.14), o evangelho de João enfatiza a palavra que vem de Deus como geradora de vida. Por exemplo, Jesus declarou em João 17.14a: “Eu lhes tenho dado a tua palavra” e “não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim por intermédio da tua palavra” (Jo 17.20). Jesus afirma claramente aos seus adversários: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39).


Podemos entender que Jesus não é apenas a Palavra de Deus, como também é Aquele que ensina a palavra de Deus. De modo que, tudo aquilo que Jesus fez (sua vida), e ensinou (suas palavras) é a revelação máxima do próprio Deus. O autor aos hebreus nos ensina quando diz: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes nos últimos dias, nos falou pelo Filho” (Hb 1.1-2a).


Tudo que sabemos de Jesus (sua vida e seus ensinos), nós aprendemos pelos apóstolos que registraram, inspirados pelo Espírito Santo, o que chamamos de Novo Testamento, além, é claro, da revelação do Antigo Testamento. Portanto, quando Jesus ora pedindo ao Pai que santifique seus discípulos na Verdade, podemos compreender que Ele deseja que o Pai use a Palavra para santificá-los.


Toda essa discussão serve apenas para nos lembrar do valor imprescindível das Escrituras na vida dos crentes. A Palavra que gera vida inicial, é a mesma que sustenta e continua vivificando os crentes para a santificação. Precisamos ouvir a explicação e aplicação das Escrituras nos sermões. Precisamos cantá-las em nossas canções. Precisamos orar as Escrituras. Toda vida comunitária na igreja é guiada e direcionada pelas Escrituras.

Individualmente, devemos ler, memorizar e estudar as Escrituras.


Quanto mais cheios da Bíblia, mais santificação, porque Jesus orou pedindo que o Pai nos santificasse por meio de sua Palavra. Isso é uma realidade! Muitas práticas pecaminosas são vencidas a partir de um exercício simples (não simplista) de confrontação bíblica, memorização bíblica e prática de obediência bíblica. Apesar de não ser um caminho fácil, a santificação acontece porque é o poder de Deus operando em nós por meio de Sua Palavra. Não há mistério, pois Jesus orou para que Deus nos santificasse por meio da Palavra. Avante, ó crentes!


Pr. Vinícius Ferreira