SEGUINDO A SANTIFICAÇÃO (PARTE II )

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14)


Para crescermos em santificação precisamos entender que santificação se fundamenta na Palavra de Deus e em Suas promessas e ensinos – “A tua Palavra é a verdade” (Jo 17.17). Jesus diz que a Palavra de Deus nos santifica, e nos purifica.


A santificação que se baseia nas promessas de Deus exige nossa participação. Em 2Co 7.1 diz que devemos nos purificar (voz ativa), ou seja, nós participamos desse processo. O pecado suja, contamina e mata, por isso ele precisa ser mortificado e abandonado. Ainda neste versículo lemos “aperfeiçoando a nossa santidade”, ou seja, o verbo aperfeiçoar significa lutar pela perfeita santidade. Em Hebreus 12.14 o verbo seguir tem um componente de intensidade, onde seguir é perseguir, colocar todo o seu foco nisso. Portanto, santificação exige nossa participação; requer luta, perseverança e determinação.


A santificação é abrangente. Em 2Co 7.1 temos uma síntese da doutrina. A santificação abrange nosso ser completamente. O espírito é a parte interior e a carne é a parte física, exterior. Em Marcos 7.15 (“Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina”), Jesus diz que o que entra pela boca do homem não é o que o contamina, mas o que o contamina é o que procede do seu coração. O pecado está dentro de nós, por isso Paulo diz que devemos nos oferecer a Deus como “sacrifício vivo, santo e agradável” (Rm 12.1); “e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12.2).


A santificação é motivada pelo temor a Deus: “...aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2Co 7.1). O processo de santificação se dá quando entendemos o temor, o respeito, Ano XLIII 24 de Abril de 2022 Nº 2.236 BOLETIM DOMINICAL SEGUINDO A SANTIFICAÇÃO (PARTE II ) a consideração a Deus. Em 1Pe 1.16-17 notamos o temor a Deus claramente no texto. Esse temor nos impede de fazer aquilo que ofende a Deus. Todas as práticas pecaminosas são resultado da falta de temor a Deus. O temor a Deus é a grande motivação da nossa vida de santificação, por isso que Salomão diz em Provérbios que “O temor do Senhor é o princípio de toda sabedoria” (Pv 9.10). Quanto mais temor, respeito e reverência temos diante de Deus, mais nos preocupamos em ter uma vida de santificação: “O temor de Deus é raiz e princípio da fé cristã.” (Matthew Henry)


Concluindo, o segredo da santificação é o sacrifício de Cristo. Aquilo que Ele realizou na cruz por nós, onde todos os nossos pecados foram perdoados e fomos justificados pela fé. Neste sentido entendemos o que está na Bíblia em 1Jo 1.7-9. Quando o pecado nos suja precisamos ser purificados, daí ocorre o processo de santificação. Somos crentes salvos e perdoados em Cristo Jesus, portanto somos santos posicionalmente, mas estamos num processo de santificação que vai culminar com nossa santificação final.


Profª Déborah Fogaça