SIM, IGREJA VALE A PENA!

"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mt 16.18


Durante a caminhada cristã, muitos de nós tiveram o privilégio de “nascer e crescer” na Igreja e presenciar muitas coisas (boas e ruins). Mas reafirmamos categoricamente que a Igreja vale muito, muito a pena.


Dentre todos os motivos pelos quais afirmamos que a Igreja de Jesus é uma grande bênção para a cidade, para o estado e para o país em que ela se encontra - pois os discípulos de Jesus são o “sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5.13-14) - há um motivo que nos inspira a continuar amando, vivendo e investindo a nossa vida pela Igreja de Jesus: É o simples fato de Jesus ter sido o primeiro a fazer isso. Ele a amou tanto que deu a Sua vida por ela, e voltará para buscá-la para um encontro triunfal, santo e eterno. Jesus chama e trata a Sua igreja como noiva: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para seu esposo.” (Ap 21.2).


Imagine, por um instante apenas que seja, o que seria do mundo sem a presença da Igreja aqui na terra! A questão é que muitos homens cheios de egoísmo desvirtuaram o propósito para qual ela foi criada. Fizeram dela lugar de negócios, de chantagem espiritual, de ambientes de guerra que envergonharam o nome de Jesus, seguidos de tentativas de apresentar a essas pessoas quaisquer coisas, menos o Cristo encarnado, morto e ressurreto.


Jesus disse que “as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja Dele” (Mt 16.18). E é por isso que nós continuaremos não só crendo, mas nos gastando e nos deixando gastar por ela (2Co 12.15), pois foi essa a expectativa de Paulo quando disse: “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma”. Igreja dá trabalho, porque é composta de gente pecadora, redimida sim, mas pecadora. Nós podemos ajudar no trabalho que ela dá, porque somos alvo diário do Evangelho que nos transforma, quando também nos achamos dando trabalho. A Igreja deve ser lugar de exposição fiel da Palavra, de culto público, de cântico congregacional: de confissão, de conserto e confrontação, de amor e firmeza, de consagração, de adoração, de oração, de salvação; de capacitação, de famílias, de preparo para o envio de missionários, de identificação das nossas lutas, mas também da solução para elas. A Igreja deve ser agente de luz e sal na sociedade. A Igreja deve servir o próximo, assistir o necessitado, olhar de forma diferenciada para os solitários da multidão/ a Igreja deve dar um bom conselho. A Igreja é a prova de que o Espírito Santo regenera pecadores e restaura a comunhão dela com Deus e os irmãos.


Por tudo isso acima e por muito mais, devemos orar para que Deus preserve a Igreja, pois ela ainda representa bem o nome Dele na terra. E enquanto houver uma que faça isso, valerá a pena a Igreja. Por causa destas verdades e deste valor, pedimos aos irmãos, membros da Igreja, que invistam na sua igreja, amando uns aos outros, perdoando-se mutuamente, aconselhando-se sempre, dando aos que ainda não são ou não participam uma forte razão para desejar entrar e participar da vida da Igreja, para que vendo as “vossas boas obras glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5.16).


Pr. André Ramos ICE Brasília (DF)