TEMPO DE SER SANTO, TU DEVES TOMAR

“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Ex 3.5)

Certo homem dormiu, e sonhou que Deus lhe entregava uma placa com algumas palavras. Durante o sono inteiro, querendo obedecer, tentava ler a placa, mas não conseguia. Depois de muito esforço e várias tentativas, ele viu que era um texto bíblico, mas ele havia deixado a Bíblia na Igreja. E agora! Como fazer para saber o que tinha na placa que Deus lhe deu?


Escreveu o texto numa folha, procurou uma Bíblia na vizinhança e nada. Parece que naquele dia ninguém tinha uma Bíblia, e ele não lembrava aquele texto que lhe parecia tão familiar. Mas, por mais que se esforçasse, não lembrava o que aquela referência dizia. Parecia até o filme “O Livro de Eli” – que descreve um tempo em que ninguém tem uma Bíblia.


Após alguns telefonemas, encontra um irmão que tem uma Bíblia em casa, mas está sem óculos e lhe pede que vá até lá para ler a Bíblia. Ele vai com grande ansiedade para
saber o que Deus o queria dizer. Chegando lá, percebe que faltava algumas páginas na Bíblia deste irmão, inclusive aquela do texto. Sua procura agora torna-se uma questão
de honra. Resolve ir até a Igreja a fim de pegar a sua Bíblia e lá, então, corre as páginas para achar o endereço que Deus lhe deu, e lê: “Sede santos, porque eu sou santo” - 1Pe 1.16


Ele ficou pensando: “Porque será que Deus me mandou este recado?” - Era dizimista, frequentava os cultos com alegria, era aluno assíduo da EBD, sempre levava a Bíblia e Salmos e Hinos. O que Deus queria mais? Que santidade era essa que o Senhor exigia dele?


PORQUE O SENHOR É SANTO (1Pe 1.15-16).


O caráter do Senhor é o nosso padrão de santidade. A santidade do Senhor está presente em: seu nome (Lc 1.49); seu caráter (Jo 17.1); suas palavras (Jr 23.9); suas obras (Sl 145.17). Somos seus filhos, e precisamos parecer com o Pai. É mister o filho refletir o Pai.


PARA VERMOS A DEUS (Hb 12.14).


O nosso alvo é ver a Deus. A segunda necessidade, é porque além de Ele ser Santo, nós só O veremos se formos santos. Deus é totalmente santo e nós totalmente pecadores.

Filhos anseiam por parecer com seu pai. Nosso espírito se alegra quando somos identificados com o Pai. Se fosse apenas para ver a Deus, a santificação já valeria à pena, mas é muito mais que isso. No deserto Moisés teve uma experiência marcante com Deus enquanto apascentava ovelhas (Ex 3.1-10). O Deus Santo o chama à santificação: “Moisés, Moisés” (4); o Deus Santo o condiciona à santificação: “Tira as sandálias dos pés” (5); o Deus Santo o comissiona à santificação: “vem, agora, e eu te enviarei” (10).


COMO SER SANTO (Rm 12.1-2).


“não chegues para cá... tire as sandálias... vem, agora, e te enviarei”.

Existe aqui uma sequência progressiva aqui para a santificação.
O pecado precisa ser admitido e confessado. Deus deseja e requer santidade. Ele santifica e busca os santos que há na terra para usá-los.


“Tempo de ser santo, tu deves tomar” (SH 354). Estamos num ano cujo tema é santidade. Invista o seu tempo em ser santo; sujeite-se ao Senhor em santidade; renda-se a Deus com o propósito claro de ser santo; fuja de lugares e pessoas que roubam sua santificação; busque a Deus com toda sua força e ande sempre com Ele.


Pr. Valdemberg Viana