UMA ORDEM CLARA DE CRISTO

PARA O ANO DE EVANGELISMO


No texto de Jo 4.4-15, temos a interessante história de Jesus com uma samaritana. Os discípulos foram comprar pão na cidade. Jesus estava sozinho quando, de repente, veio uma mulher para tirar água do poço. Assim Jesus começou a conversar com ela sobre ÁGUA – mas não qualquer tipo de água – e sim, sobre a “Água da vida”. Após alguns esclarecimentos, a samaritana foi até sua cidade chamar alguns homens para virem conhecer Jesus. Após a mulher sair, os discípulos aconselharam que Jesus fosse almoçar, mas Ele lhes disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. Vocês não dizem que ainda faltam quatro meses até a colheita? Eu, porém, lhes digo: Levantem os olhos e vejam os campos, pois estão maduros para a colheita.”. (Jo 4.34-35)


A ordem de Jesus neste texto é: “VEJAM OS CAMPOS” - Ele estava se referindo aos homens samaritanos que a mulher estava trazendo para conhecer o Messias. Estes estavam vindo com a mulher para ouvir a mensagem da salvação – uma grande ceifa estava a acontecer – campos maduros para a colheita. Jesus está nos desafiando neste ano de Evangelismo a ver os campos que estão prontos para a colheita – prontos para a ceifa. Vede os campos maduros para a ceifa. Provavelmente Jesus e Seus discípulos tinham passado por campos cheios de trigo, de milho que ainda precisavam de algum tempo para amadurecimento – mas nos campos a que Jesus aludiu, a seara já estava madura. Quantas espigas bonitas – quantos grãos. Você não pode contar os grãos! O profeta Joel (3.14) nos lembra das multidões no vale da Decisão – “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto”. Multidões em Moçambique, no nordeste, no sertão, nas cidades ribeirinhas do Amazonas, nas tribos, etc


O Perigo de negligência – “já branquejam para a ceifa”. Não sou agricultor, mas sei que se demorar para pegar a foice e cortar o trigo, pode perder a colheita. Esta é uma palavra séria. Há muitas pessoas no perigo de “perder a  salvação”, porque nós negligenciamos a nossa responsabilidade –Lembramos do hino de SH nº 450: “Vamos nós obedecer! Vamos à colheita! Para, quando anoitecer, ver a obra feita. Pouco tempo restará, breve o prazo acabará, breve, breve, breve acabará!”


A Urgência – “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até a ceifa?” É agora! “Já branquejam para a ceifa”. Não amanhã – É agora! A semente da mulher samaritana já estava brotando – a demora pode resultar em perda total da ceifa. Você já ganhou alguém para Cristo neste ano de evangelismo? Colega do serviço, da escola, da faculdade, vizinho, do elevador! Nós precisamos começar em nossa Jerusalém – em casa, no elevador do prédio, no serviço, na faculdade, na escola, com nossos parentes. Temos que levar essa mensagem, é urgente. Não podemos negligenciar.


André começou com seu irmão, Simão Pedro: “Achamos Cristo, o Messias, o Salvador! E o levou a Jesus”. Depois ele levou o menino com 05 pães e 02 peixes a Jesus (um dos seus patrícios), e, mais tarde, levou os gregos a Jesus (Jo 12). Começou com sua família, depois com seus patrícios, depois com os gregos, outras nações.


Seja um André! Comece falando com alguém de Cristo agora! E tenha a certeza da presença de Jesus com você nesta tarefa – “Eis que estou convosco todos os dias ...”. (Mt 29.20).


Pr. John Barnett