VERDADES QUE NÃO PODEMOS IGNORAR

Este foi o tema do Congresso Brasileiro de Missões, que reuniu cerca de mil e quinhentos irmãos entre os dias 7 e 11 de novembro, dentre pastores, missionários, vocacionados e líderes de missões de todo o país. A reunião contemplou reflexão e oração sobre os desafios e oportunidades da igreja brasileira na tarefa de levar o evangelho a todos os grupos étnicos. Além das plenárias centradas nos capítulos 15 e 16 do Evangelho de João e de dezenas de oficinas sobre uma variedade de temas específicos, o congresso reuniu exposição de grande número de agências missionárias dedicadas a todo tipo de atuação.


Foram dias de tremendo impacto espiritual e comunhão entre os participantes, dos quais registro, para seu conhecimento e edificação, cinco destaques sobre verdades que não podemos ignorar ao tratarmos de nosso envolvimento na obra missionária.


1. A prioridade essencial, daquele que anela dar frutos, de que permaneça em Cristo (Jo 15:5).


Não se trata de um pesado fardo, mas sim de estar junto, observar e fazer as coisas que Jesus se dedicou em sua vida, como repousar, se alimentar, desfrutar tempo em oração com seu Pai, anunciar o Reino às pessoas que encontrava, e demonstrar em atos o padrão de conduta do Reino.


2. O Santo Espírito é uma pessoa, não uma força abstrata e dispensável, a que apelamos em situações difíceis para fazer acontecer nossos planos.


Ele é quem está no comando da obra missionária (Jo 15:26), quem chama e envia por meio da igreja, quem convence o pecador de seu pecado e opera o nascer de novo. Nós é que, por seu imenso amor e bondade, somos seus ajudantes, não o contrário.


3. A própria obra de mobilização da igreja para se envolver na tarefa missionária não está ao nosso alcance.


Não há espaço para jactância alguma aqui, pois não está em nós mobilizar sequer uma só pessoa, que dirá uma igreja inteira nessa direção. É o mover do Espírito que opera isso também, e nos incita a participar em oração para que o Senhor da seara envie trabalhadores para sua Seara (Mt 9:38). Oração abundante e extraordinária costuma anteceder grandes impulsos missionários.


4. Os campos estão brancos para a ceifa, e é chegado o tempo da oportunidade da igreja brasileira.


Ainda somos benvindos em praticamente todos os países do mundo. Somos atualmente a quinta nação que mais envia missionários transculturais, atrás de Estados Unidos, Coréia do Sul, China e Índia.


5. Ainda existem algumas milhares de etnias sem testemunho do evangelho.


Quando nos reunimos para celebração da Santa Ceia, e o dirigente pergunta se todos foram servidos. Não podemos ignorar que muitos povos ainda não foram servidos, não desfrutam do privilégio que temos de tomar assento à Mesa do Senhor, o Senhor ainda não recebe deles a merecida adoração por seu sacrifício na cruz em lugar de todo aquele que crê.


Para concluir, o que você vai fazer diante de tudo isso? Gostaria de incentivá-lo a, junto com nosso Conselho Missionário, e de forma objetiva e submissa ao Senhor da seara, orar para que se levantem dez missionários em nossa igreja até o final desta década, para a glória de Deus.


Pb. Roberto Vieira Lopes