VIR PARA IR!

“E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mt 4.19)


No que tange a “ir” muitos se sentiram vocacionados, oraram para ir, e alguns até foram; mas, como a motivação da vocação era indigna ou meramente humana, não foram longe, ou voltaram antes do tempo. Como aconteceu na cidade de Samaria, um certo Simão ofereceu dinheiro a Pedro e João porque os viu orar, e pela oração fatos maravilhoso aconteciam, e eles desejam receber o mesmo “poder” - a motivação era maligna (At 8.17-19). Simão queria “ir sem nunca ter vindo”. O chamado para sair compreende primeiro vir. Ninguém pode ir sem que primeiro tenha vindo ao Senhor, pois é Ele quem nos chama, nos vocaciona, nos prepara e nos envia.


O texto nos fala de algumas características desta vocação em Marcos 1.14-20. A). Os convocados para VIR AO REI (1.16-17) – Jesus e só Ele pode chamar a si. Ele sempre chama todos a si mesmo, especialmente os que sairão para chamar outros. Toda obra começa quando nos aproximamos de Jesus. “Ele é o princípio de todas as coisas” (Cl 1.15- 16). B). Ao ouvir o chamado de Jesus, os discípulos imediatamente deixaram suas atividades pessoais e passaram a segui-lo. (Mc 1.18). Para a obra de Deus, a primeira e mais importante ação é se aproximar de Jesus: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6). C)


O texto de Marcos nos dá informação de que a identidade dos convocados para sair depende de eles virem a Jesus, pois Ele os viu (Mc 1.16, 19). O que será que Jesus viu naqueles homens para chamá-los a si? Certamente não viu cultura, nem viu religiosidade, nem havia um sobrenome de peso. Estes homens eram pescadores que provavelmente aprenderam o ofício com os pais:


1 - Jesus viu perseverança. Eram pessoas dedicadas à profissão, uma vez que nem todos os dias o mar está para peixe. Há dias de tempestade, dias de ventos fortes, dias frios... E para sair eles precisariam ter esta perseverança.


2 - Jesus viu disposição. Um dia sem peixe, em que pescadores já lavavam as redes e traziam o gosto de fracasso, o Senhor se aproxima, ordena a eles a voltar ao mar, e eles o fazem e recolhem muitos peixes (Lc 5.6-7). Eles não calcularam como seria a vida sem a pesca, não calcularam perdas; apenas ao ser chamados eles atenderam a Jesus.


O Senhor viu e os chamou para andar com ele. A missão que cada um deles iria desenvolver começaria na ida a Jesus, ou seja, a saída para cumprir a missão começa na ida a Jesus.


Os convocados para IR PELO REINO (1.18,21). Uma vez que estes homens atenderam ao chamado do Senhor Jesus, foram preparados e agora estavam habilitados para sair. O Senhor transformou simples pescadores de peixes em pescadores de homens. Para irem pelo reino de Deus em obediência a Jesus, seria preciso duas coisas: a) Deixar as redes. Isso denotaria total confiança em Jesus. Eles estariam priorizando o reino ao deixar suas redes. Eles não teriam como ir se estivessem “presos” às redes, ou iriam com a preocupação de voltar para cuidar das redes, e “quem põe a mão no arado não pode olhar para trás” (Lc 9.62). b) Priorizar o reino. Os laços com o reino de Deus estão acima dos projetos pessoais ou laços familiares (Lc 9.57-62).


Estamos no ano de sair e fazer a obra que Deus confiou a cada um de nós. Já nos aproximamos do Senhor Jesus, já fomos preparados e agora somos desafiados a ir e fazer discípulos.


Pr. Valdemberg Viana