RAZÕES PARA EVANGELIZAR

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19)


Na Bíblia são expostas várias razões pelas quais devemos evangelizar. Devido ao grandioso amor de Deus, evangelizar é dever, privilégio e responsabilidade de todos os cristãos. A humanidade é, em sua maioria, ignorante da Palavra de Deus, vivendo em corrupção e decadência. O Senhor Jesus nos ensinou, ordenou e deu exemplos a todos os seus discípulos através de algumas passagens, nos estimulando a expressar nosso amor aos outros, levando-os a uma decisão por Jesus. Vamos destacar: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15); “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19- 20); “Confessai a minha pessoa” (Mt 10.32); “Sereis minhas testemunhas” (Lc 24.48; Atos 1.8); “Semeai” (Mt 13.3); “Eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19); “Anunciai o Evangelho” (Lc 16.16); “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio” (Jo 20.21); “Buscai as ovelhas perdidas” (Mt 10.16). São ordens específi cas, importantes, urgentes, inadiáveis, intransferíveis e irrevogáveis.


Para ilustrar o ensino, Ele narrou algumas parábolas, como por exemplo - daquela mulher que perdeu uma moeda e procurou-a até achá-la; - ou do pastor que perdeu uma de suas ovelhas e saiu em busca dela até encontrála; - ou dos dois fi lhos rebeldes que foram perdoados pelo pai; - todas em Lucas 15. O próprio Jesus evangelizou intensamente (Lc 4.18-19; 19.10; Mt 11.4-5). Jesus afi rmou que uma alma vale mais do que o mundo todo (Mt 16.26); tem maior valor do que o vasto e rico mundo com todas as estrelas, terras, mares, tesouros, metais preciosos, palácios, joias etc.


Mas o diabo tenta incutir na cabeça da humanidade, através dos ímpios, que alma nada vale, ou que não tem mais recuperação. É notório como tanta gente julga a humanidade extremamente culta, evoluída e progressista, tendo em vista suas conquistas em algumas esferas do saber humano e da tecnologia. Isso é inegável; mas esse progresso não acontece no campo das verdades espirituais. Aqui o homem retrocede cada vez mais. Encontramos pessoas sem religião e algumas até religiosas, que não se julgam pecadoras diante de Deus. Afirmam não ter pecado porque o que fazem não julgam errado, ou porque “pecam raramente”. Pecam só um pouco, ou, de vez em quando, sempre “involuntariamente”.


Afirmam elas que, sendo religiosas, frequentando igrejas, confessando-se ao líder da igreja e não matando, não roubando, não tendo vícios, por isso, são justas e boas. Acham, inclusive, que não precisam se arrepender e muito menos se converter. Pessoas como essas provam não conhecer o evangelho. São insensíveis, cegas e até orgulhosas. Porém, o Evangelho do nosso Senhor afirma que todas as pessoas são diante de Deus, pecadoras, destituídas de méritos e indignas da salvação e do céu. Oramos para que o Espírito Santo as convença do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7- 8), e elas se arrependerão, aceitarão Jesus como seu Salvador. Então, é nossa essa tarefa! Devemos evangelizá-las! Se nós evangelizarmos, seremos abençoados e abençoadores; seremos menos egoístas e ocuparemos nosso tempo com algo edificante; teremos mais galardões na eternidade; seremos amados pelos que se salvarem; Jesus será mais conhecido, louvado e amado; haverá maior número de igrejas; haverá maior de número de salvos felizes no céu.


Pr. Roberto Matias